Diretores da Santa Casa reivindicam recursos a Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo
29/07/2015
Na incansável busca em garantir a continuidade do atendimento aos pacientes da Santa Casa de Jales, o provedor, José Pedro Venturini, o membro da mesa administrativa, José Luiz Socorro e o deputado estadual Carlão Pignatari, mais uma vez deslocaram-se até São Paulo para cobrar a liberação de recursos, cujos repasses estão pendentes, junto a Secretaria Estadual de Saúde. Eles foram recebidos pelo secretário adjunto, Wilson Modesto Polllara, na tarde de segunda-feira, 27 de julho.
O foco do encontro foi garantir a renovação do Consórcio Público Intermunicipal de Saúde da Região de Jales – CONSIRJ, que é formado por 16 prefeituras da região, que repassavam mensalmente recursos para Santa Casa. Desde maio de 2014, após um acordo com os prefeitos e o Secretário Adjunto de Saúde, Wilson Pollara, o repasse passou a ser do Estado, porém, desde janeiro não recebe este retorno de R$ 78 mil reais.
De acordo com Venturini, o contrato do Consórcio com a Secretaria da Saúde e, em consequência, com o hospital, ainda não foi renovado este ano. “Estamos lutando pelos nossos direitos, por aquilo que não recebemos desde o começo do ano. Somos penalizados por não termos dividas expressivas, e por tal motivo, não recebemos os repasses. É difícil manter uma instituição com mais de quatro mil atendimentos por mês sem receber recursos”.
O secretário adjunto disse aos diretores do hospital e o deputado Carlão Pignatari, que irá agilizar a liberação do convênio, para que possa ser assinado com mais rapidez. Este consórcio tem por objetivo promover o fortalecimento do desenvolvimento das ações e serviços de assistência à saúde prestada aos usuários do Sistema Único de Saúde na região.
Com a falta desses repasses, e o aumento de preços dos insumos hospitalares, energia elétrica, folha de pagamentos, entre outros, o hospital está esgotando a capacidade em manter-se de portas abertas. O Pró-Santa Casa, Santa Casa Sustentáveis, e Consirj, totalizam mais de R$ 1,6 milhão que não foram destinados desde janeiro, alguns ainda desde agosto do ano anterior.
“A renovação do convênio do Consirj com a Secretaria da Saúde é muito importante para que a Santa Casa possa continuar prestando atendimento para a população dos municípios da região de Jales. A saúde é uma prioridade absoluta de todo cidadão e para que o hospital possa continuar atendendo com qualidade é preciso que o governo colabore com repasse de recursos financeiros e tenho certeza que o secretário vai liberar prontamente este convênio”, destacou o deputado Carlão Pignatari.
Internações dos municípios pertencentes ao Consirj
Os 15 municípios, sendo: Aparecida D’ Oeste, Aspásia, Dirce Reis, Dolcinópolis, Marinópolis, Mesópolis, Palmeira D’ Oeste, Paranapuã, Pontalinda, Santa Albertina, Santa Salete, Santana da Ponte Pensa, São Francisco, Urânia e Vitória Brasil, totalizaram 51,54% das internações SUS durante o ano de 2014. E Jales, que também faz parte CONSIRJ viabilizou 48,46% das internações do Sistema Único de Saúde.
*Informações Santa Casa de Jales