Fone: (11) 3242-8111 Fax: (11) 3112-0554 | Endereço: Rua Libero Badaró, 158 – 6º andar – São Paulo – SP

SANTA CASA RECEBE REFORMA E AMPLIAÇÃO DO PRONTO SOCORRO APÓS 38 ANOS
14/09/2023

Depois de 38 anos de sua inauguração, em outubro de 1984, o Pronto Socorro (PS) da Santa Casa recebe uma ampla reforma, adequação de ambientes de atendimento e ampliação do PS, através de recurso da Prefeitura de Tupã da ordem de R$ 1,240 milhão.

A remodelação vai propiciar melhor acomodação, conforto e segurança à população, funcionários e para os serviços de ambulâncias que transportam pacientes vítimas graves de acidentes, por exemplo, dentro das normas da Vigilância Sanitária e a Norma Brasileira - NBR 9050.

Esta norma visa proporcionar a utilização de maneira autônoma, independente e segura do ambiente, edificações, mobiliário, equipamentos urbanos e elementos à maior quantidade possível de pessoas, independentemente de idade, estatura ou limitação de mobilidade ou percepção.

“Nessas quase quatro décadas, ocorreram várias mudanças. Não somente as técnicas ou tecnológicas. A era agora é digital e as questões que envolvem o trato da saúde do ser humano e a sociedade, os protocolos e os procedimentos também mudaram e essas obras vão permitir que o PS da Santa Casa atenda a essas necessidades”, explicou o autor do projeto, o arquiteto Hosmany Rosa Vieira, também colaborador do hospital.

A empresa MMKK Engenharia e Construções LTDA é a responsável pela execução do projeto que caminha em ritmo acelerado em várias frentes: alvenaria, hidráulica, esgoto, elétrica, parte para a colocação da laje e o acabamento em seguida.

O tesoureiro da Irmandade, Dorival Jerônimo Coquemala agradeceu ao poder público pela liberação do recurso de mais de R$ 1,2 milhão que será suficiente para implementar todas as melhorias de reforma, adequação e ampliação da unidade de saúde.

Acompanhado da diretoria da Santa Casa e de profissionais da empreiteira, o prefeito Caio Aoqui constatou de perto o andamento dos trabalhos e teve a certeza de que a decisão de investir nas melhorias foi acertada mais uma vez.

“A Santa Casa atende a população de Tupã e da microrregião. Durante a pandemia de coronavírus tivemos aqui pacientes até de outras regiões e foi durante esse período que verificamos a necessidade de readequar, reformar e ampliar as nossas unidades de saúde do município, mas também o PS da Santa Casa para proporcionar um atendimento humanizado, seguro e eficiente. A propósito, o nosso primeiro ato como prefeito, em 29 de maio de 2019, foi exatamente o de reabrir o Pronto Socorro, em plena epidemia de dengue, com o registro de mortes e com a UPA sobrecarregada. Eu não tive dúvidas e determinei ao nosso secretário de Finanças Wilson Quiles que economizasse um recurso que fosse suficiente para ampliar a área que recepciona o público e que fosse remodelada toda a estrutura que compreende o Pronto Socorro”, relembrou o prefeito.

Antes e depois

  • Antes - o Pronto Socorro tinha 517,15 metros quadrados;
    Depois passará para 763,62 metros quadrados. Um aumento de quase 50%.
  • Antes, a sala de espera tinha 46,25 metros quadrados;
    Depois será de 155,97 metros quadrados.
  • Antes existiam a sala de emergência com 15 metros quadrados e o Posto de Enfermagem com 8,58 metros quadrados;
    Depois existirão sala de ambiência de 18 metros quadrados, salas que indicarão a classificação emergencial nas cores vermelha, amarela e verde compreendendo 54,55 metros quadrados, sala de sutura de 15 metros quadrados e o posto de enfermagem de 15 metros quadrados.

O novo projeto contempla ainda: sanitários acessíveis, rampa de acesso de veículos, rampa de acesso aos usuários, dentro das normas de segurança, cobertura para ambulância de urgência e emergência com acesso direto à sala de emergência e corredor de acesso ao hospital.

Irmandade

“A Irmandade, o corpo clínico, os funcionários e os amigos agradecem à administração pública, na pessoa do prefeito Caio Aoqui pelo gesto fraterno em atender a mais essa demanda deste hospital, em prol daqueles que por aqui passam em momentos de dor, buscando um pronto atendimento”, agradeceu o provedor ClaudinêsLuchi Arroyo.

A Santa Casa de Misericórdia de Tupã foi inaugurada em 12 de junho de 1939, portanto, há 84 anos presta relevantes serviços à população de Tupã e da região de Marília.


G1 Bauru e Marília