Fone: (11) 3242-8111 Fax: (11) 3112-0554 | Endereço: Rua Libero Badaró, 158 – 6º andar – São Paulo – SP

SANTA CASA DE ARAÇATUBA RECEBE VISITA DO COORDENADOR DE APOIO À REGIONALIZAÇÃO NO SUS
18/09/2023

A Santa Casa de Araçatuba (SP) recebeu na última quinta-feira (14), a visita do coordenador de Apoio à Regionalização no SUS (Sistema Único de Saúde), do Departamento de Gestão Interfederativa e Participativa do Ministério da Saúde, Alvimar Botega.

A visita marcou um retorno ao hospital, onde ele trabalhou por nove meses a partir de 1 de agosto de 1990, quando foi contratado para criar o Setor de Microbiologia no então recém-instalado Laboratório de Análises Clínicas da instituição.

Segundo a assessoria de imprensa da Santa Casa, o convite para a visita foi feito pelo provedor do hospital, Petrônio Pereira Lima, pois durante palestra no Congresso Brasileiro das Santas Casas, realizado em Brasília (DF), Botega citou a Santa Casa de Araçatuba como referência, por ser a primeira experiência em Saúde Pública dele.

“Naquele momento ficamos paralisados. Havia naquele recinto representantes da Saúde de todo o Brasil e de alguns países. Foi emocionante ouvir o nome da Santa Casa de Araçatuba pronunciado com tanto carinho por um alto funcionário do Ministério da Saúde” , diz Petrônio em nota.

Região

O convite foi feito no mesmo dia pelo provedor, que ao procurá-lo, foi informado que Botega é integrante das famílias Vidoto e Botega, núcleos tradicionais e pioneiros do município de Gabriel Monteiro. A visita ao hospital em Araçatuba foi facilitada porque ao menos duas vezes ao ano, o servidor de carreira do Ministério da Saúde vem à região para visitar familiares.

Durante a recepção Petrônio esteve acompanhado do procurador Jurídico do hospital, Nelson Gratão, e do administrador Luiz Otávio Barbosa Vianna. Botega conheceu algumas alas do hospital e o novo Laboratório de Análises Clínicas, que foi modernizado e instalado em outra área, realizando em média 45 mil análises por mês.

“A Santa Casa mudou muito; hoje possui uma grande estrutura de atendimento que a torna referência para toda região”, disse o visitante à assessoria de imprensa do hospital.

Reencontro

Segundo o que foi informado, Botega se emocionou ao rever alguns colegas e de trabalho da época do hospital, entre eles, o bioquímico André Eduardo Terence, que continua trabalhando no Laboratório de Análises Clinicas. Ele também encontrou o ex-assessor de diretoria, Jair Negri Garcia, que estava em visita ao hospital.

Ainda trabalham na Santa Casa desde aquela época, Neusa Rodrigues Lopes, a Neusinha; José Carlos e Angelina Célia Mutti; e os médicos Aimar Garcia e Hélio Ferreira Poço, que não estavam presentes na ocasião.

Biografia

Alvimar Botega é formado em Farmácia-Bioquímica pela UEM (Universidade Estadual Maringá). Ele trabalhou por 11 meses no Laboratório de Análises Clínicas da Santa Casa de Araçatuba e em 1991 mudou-se para Cascavel, no Oeste do Estado do Paraná, vindo a atuar naquela região como bioquímico, farmacêutico e professor durante a década de 90. 

Em 2001 foi convidado para ser secretário de Saúde em Vera Cruz do Oeste; e em 2004, após aprovação em concurso público, assumiu um cargo de coordenador-geral da Farmácia Básica e do Componente Estratégico da Assistência Farmacêutica do Ministério da Saúde, em Brasília. Por vários anos ele trabalhou no Departamento de Assistência Farmacêutica.

Após aprovação em novo concurso, em 2013 ingressou na carreira de Analista Técnico de Políticas Sociais. Desde então trabalha no Departamento de Gestão Interfederativa e Participativa, onde em 2021 assumiu o cargo de coordenador de Apoio à Regionalização no SUS. 


Hojemais Araçatuba