Fone: (11) 3242-8111 Fax: (11) 3112-0554 | Endereço: Rua Libero Badaró, 158 – 6º andar – São Paulo – SP

21º AUDHOSP E 7º AUDHASS REÚNEM 600 CONGRESSISTAS E FOCAM EM MELHORIAS PRÁTICAS PARA GESTÃO E AUDITORIA HOSPITALAR
20/09/2023

Com o objetivo de promover transformações e compartilhar soluções e melhores práticas para a gestão e auditoria hospitalar, a Federação das Santas Casas e Hospitais Beneficentes do Estado de São Paulo (Fehosp) deu início, nesta terça-feira (19), ao 21º Congresso Nacional de Auditoria em Saúde e Qualidade da Gestão e da Assistência Hospitalar (conhecido como Audhosp) e, simultaneamente, ao 7º Congresso Nacional de Auditoria em Saúde e Qualidade de Assistência Hospitalar na Saúde Suplementar (Audhass), no Hotel Majestic, em Águas de Lindóia (SP). Este ano, o tema central é “Decifra-me ou te devoro! O enigma do faturamento e auditoria”, o qual se propõe a lançar diversos enigmas que serão conectados à programação, como forma de ampliar a interação entre congressistas e palestrantes.

Nesta edição, os congressos reúnem mais de 600 participantes, incluindo colaboradores de entidades filantrópicas associadas e representantes de 17 estados brasileiros, reafirmando a importância destes eventos no cenário nacional.

A cerimônia de abertura contou com a participação de Edson Rogatti, anfitrião do congresso e diretor-presidente da Fehosp, que em seu discurso afirmou que a cada edição, o Audhosp e o Audhass consolidam-se como espaços essenciais para profissionais, gestores e especialistas que buscam atualização, troca de conhecimentos e aprimoramento de suas práticas no setor de saúde.

“Acreditamos firmemente que a ampliação de nossos conhecimentos é essencial para enfrentar os desafios imprevisíveis que surgem e podem impactar o setor filantrópico de saúde. É com esse espírito que tradicionalmente nos encontramos no mês de setembro para provocar transformações e compartilhar soluções que melhorem a auditoria e a gestão hospitalar. Estamos todos comprometidos com esse propósito e convidamos cada um de vocês a se juntar a nós nesta jornada”, disse Rogatti.

Autoridades prestigiaram a abertura das atividades, entre eles Carlos Amilcar Salgado, diretor do Departamento de Regulação, Avaliação e Controle de Sistemas – DRAC/SAES/MS, representando a ministra da Saúde, Nísia Trindade, e Andrea Guedes Weingrill, diretora do Grupo Normativo de Auditoria Controle de Saúde – GNACS/SES, representando Eleuses Paiva, secretário estadual da Saúde de São Paulo. Além de Ricardo Conti, diretor do Conselho de Secretários Municipais de Saúde do Estado de São Paulo, representando, o presidente do COSEMS/SP, Geraldo Reple, e Miguel Paulo Duarte Melo, representando o CONASS.

No palco também estiveram Valdir Pereira Ventura, CEO do Grupo São Cristóvão Saúde e coordenador geral do 21º AUDHOSP e 7º AUDHASS; Rogério Medeiros, diretor da Santa Casa de Francisco Morato e coordenador científico do 7º AUDHASS, e Vanderlei Soares Moya, coordenador da comissão cientifica do 21º AUDHOSP.

A valorização do setor filantrópico, eficiência operacional e financeira, são pautas cada vez mais abrangentes, por isso, serão discutidas com profundidade durante os três dias de evento.

O diretor-presidente da Fehosp, Edson Rogatti, destacou o debate que está por vir no AUDHOSP e que será voltado para a Tabela SUS Paulista e Regionalização da Saúde, programas lançados recentemente pelo governo estadual. Temáticas que são muito esperadas pelos congressistas e que contarão com a participação de renomados palestrantes. “A união dos filantrópicos permite que as ações sejam fortalecidas e ganhem a atenção necessária para melhorar a saúde do estado, visando a diminuição de filas eletivas, ampliação de cirurgias, e consequentemente, o fortalecimento de todo o setor”, completou Rogatti.

Carlos Amilcar Salgado reiterou a afirmativa de que o setor filantrópico é de extrema importância para o SUS, visto que os hospitais filantrópicos correspondem a 25% da rede hospitalar do país, detém 37% dos leitos do SUS, realiza cerca de 40% dos atendimentos em média complexidade e ultrapassa os 60% dos procedimentos em alta complexidade. “Para fortalecer ainda mais o setor e aplicar o orçamento de forma mais equânime possível, nesse ano já aportamos cerca de R$ 6 bilhões no Sistema, em termos de novos recursos em média e alta complexidade”, afirmou.

Palestra magna

A cerimônia de abertura foi seguida por palestra magna com o ilusionista Issao Imamura, artista com mais de duas décadas de carreira, que se dedica a semear, por meio de palestras e performances de ilusionismo, mudanças de pensamentos. Seu enfoque está em criar experiências inspiradoras para aqueles que buscam respostas e orientação para enfrentar os desafios da vida de maneira sábia e consistente.

Imamura apresentou uma narrativa que se dedicou a desvendar os enigmas a serem decifrados com o mundo, sentimentos e sonhos. Com recursos visuais e elementos de ilusionismo, a apresentação contou com ampla interação dos congressistas.

Fique ligado

A partir desta quarta-feira (20), o 21º Audhosp e o 7º Audhass oferecerão programação com mais de 40 horas de atividades, reunindo profissionais e instituições atuantes na área da saúde. Com a participação de 30 palestrantes, serão discutidas as estratégias mais assertivas para garantir o futuro das instituições filantrópicas. Não deixe de acompanhar a programação completa no site https://audhosp.com.br/  e nas redes sociais da Fehosp.


Predicado Comunicação