Fone: (11) 3242-8111 Fax: (11) 3112-0554 | Endereço: Rua Libero Badaró, 158 – 6º andar – São Paulo – SP

PREFEITURA SOROCABA FIRMA PARCERIA COM SANTA CASA PARA ZERAR FILA DE EXAMES DE MAMOGRAFIA
25/09/2023

A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria da Saúde (SES), firmou parceria com a Santa Casa de Misericórdia que permitirá zerar a fila histórica de exames de mamografia na cidade, fundamental para o rastreamento do câncer de mama. Ao todo, serão providenciados 8 mil exames até dezembro, com uma força-tarefa realizando atendimentos ampliados, de segunda a sábado.

A iniciativa faz parte das ações da SES, alusivas ao Outubro Rosa, campanha realizada anualmente com o propósito de conscientizar as pessoas sobre a importância da prevenção do câncer de mama.

“Não será apenas um Outubro Rosa simbólico, pois fomos muito além disso e estamos providenciando medidas efetivas de atendimento de qualidade às mulheres”, destaca o prefeito Rodrigo Manga.

A ação vai além da prevenção, pois as mulheres submetidas ao exame de mama, cujo médico indicar a necessidade de se fazer novos exames, como a biópsia, o procedimento será realizado na sequência, na própria Santa Casa. Em caso de diagnóstico positivo, a paciente será, de imediato, encaminhada para a Rede Hebe Camargo, unidade ligada ao Governo do Estado de São Paulo e especializada na assistência e tratamento a essas pacientes.

“Os exames já começaram a ser feitos, desde o dia 18 de setembro e, agora, serão intensificados, das 7h às 23h, de segunda a sexta, assim como também aos sábados, em horário diferenciado”, destaca o secretário da SES, Dr. Cláudio Pompeo. Os exames serão agendados via Central de Regulação e as pacientes avisadas sobre as datas que devam comparecer à Santa Casa”, explica o secretário. O objetivo é, de fato, zerar a demanda reprimida desse tipo de exame e atender a todos os novos casos suspeitos.

“É um momento de grande alegria, para festejar de forma autêntica o Outubro Rosa. Gostaria de agradecer ao Poder Público por esse investimento em prol das mulheres”, destaca o presidente do Conselho da Administração da Irmandade da Santa Casa, Padre Flávio Jorge Miguel Júnior, que esteve reunido com o prefeito Rodrigo Manga e o secretário da SES, nesta sexta-feira (22), para tratar detalhes da ação.


Secom