Fone: (11) 3242-8111 Fax: (11) 3112-0554 | Endereço: Rua Libero Badaró, 158 – 6º andar – São Paulo – SP

CONAHP 2023 DEBATERÁ CRISE NA SAÚDE E TENDÊNCIAS DO SETOR
26/09/2023

Considerado o encontro mais relevante da saúde suplementar no país, o Conahp (Congresso Nacional de Hospitais Privados) tem como objetivo fomentar o debate entre todos os players do setor em busca de soluções para as principais questões que impactam a saúde brasileira. Realizado anualmente pela Anahp (Associação Nacional de Hospitais Privados), a 12ª edição acontecerá entre os dias 18 e 19 de outubro, no Transamérica Expo Center, em São Paulo.

Contando com a presença de lideranças de hospitais, operadoras de planos de saúde, médicos, indústria, governo, agências reguladoras, startups e empresas que atuam no ecossistema da saúde, a programação do Conahp 2023 terá mais de 100 palestrantes nacionais e internacionais, que abordarão os desafios para o enfrentamento de uma das maiores crises do setor, buscando soluções que visam a retomada da sustentabilidade financeira do sistema de saúde suplementar. Além do palco principal, evento contará com os palcos estratégicos de IA, o papel do médico, VBHC e ESG.

Para Antônio Britto, diretor-executivo da Anahp, o encontro deste ano será ainda mais importante, pois reforça a necessidade de ampliar o diálogo junto a todas as áreas da saúde e, assim, encontrar caminhos para combater os problemas estruturais que vêm prejudicando progressivamente, ao longo dos últimos meses, o acesso da população à assistência de qualidade.

“A situação atual exige mudanças urgentes, que não poderão acontecer sem considerarmos as especificidades e necessidades de todas as partes envolvidas. Nesse aspecto, o Conahp 2023 tem o papel de estimular a discussão e promoção de ações que contribuam para uma transformação profunda, que irá beneficiar a todos”, destaca.

Para enriquecer o debate, nomes como Helvécio Magalhães, secretário de Atenção Especializada do Ministério da Saúde; Arthur Aguillar, diretor de Políticas Públicas do Instituto de Estudos para as Políticas de Saúde (IEPS); Eugênio Vilaça, consultor do Conselho Nacional dos Secretários de Saúde (Conass); Gonzalo Vecina, médico e professor da Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo (FSP/USP); Mauro Junqueira, secretário-executivo do Conselho Nacional de Secretarias Municipais (Conasems); e Nelson Teich, ex-ministro da Saúde, participarão de um bate-papo sobre o papel das autoridades na estruturação de um sistema integrado público-privado, considerando a crescente demanda do Sistema Único de Saúde (SUS) e fatores preponderantes da atualidade, como o envelhecimento da população brasileira.

“Precisamos olhar para o futuro considerando as mudanças no perfil da população brasileira. Como iremos arcar com os custos de cuidar e promover qualidade de vida de um número cada vez maior de pessoas, que estão vivendo mais e com doenças complexas?”, questiona Britto.

A preocupação do diretor pauta, também, uma mesa redonda com Paulo Rebello, diretor-presidente da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS); Renato Casarotti, presidente da Associação Brasileira de Planos de Saúde (Abramge); e Vera Valente, diretora-executiva da Federação Nacional de Saúde Suplementar (FenaSaúde), que abordarão os principais obstáculos para essa mudança no setor, bem como as ações práticas necessárias para que o tema saia do papel e avance em prol de melhorias efetivas no sistema.

Tecnologia e inovação

Em outro importante eixo temático desta edição, o de tecnologia e inovação, especialistas falam sobre a importância dos hospitais se reinventarem por meio da transformação digital.

Nomes como Alex Vieira, superintendente de Inteligência Digital e TI do Hospital do Coração (HCor); Fábio Andrade, diretor de Inovação da Rede D’Or São Luiz; Frederico Peret, diretor-presidente da Unimed BH; Luiza Mattos, sócia na Bain&Company; e Vitor Ferreira, presidente da Associação Brasileira de CIO Saúde (ABCIS) e gerente de Tecnologia da Informação do Hospital Moinhos de Vento, falarão sobre o uso das tecnologias aplicadas a um novo modelo de gestão, trazendo a questão da digitalização de processos como ponto fundamental entre as estratégias de melhoria no acesso à saúde por toda a população.

Para Denise Santos, presidente da Comissão Científica do Conahp 2023 e CEO da BP – Beneficência Portuguesa de São Paulo, mais do que falar sobre os desafios enfrentados pela saúde suplementar, o congresso convida o público a olhar para o futuro. Ao longo das palestras sobre essa temática, os especialistas trarão insights sobre inovação, tecnologia e modernização da gestão em saúde, por meio da Inteligência Artificial.

A executiva frisa a importância do tema para que a saúde suplementar brasileira avance na entrega de um atendimento de alta qualidade aos pacientes. “Além do rico conhecimento técnico compartilhado pelos participantes, o evento se fortalece, também, como um ponto de encontro entre as áreas, promovendo a construção de relacionamentos e buscando compreender como melhorar o cuidado ao paciente e a experiência em saúde como um todo”, salienta.

Entre os demais painéis do evento, serão divulgadas iniciativas e práticas ESG nos hospitais, incluindo o lançamento de uma publicação da Anahp sobre o tema, que compila as principais ações e projetos de governança, ambientais e sociais desenvolvidos pelos hospitais associados à entidade.

“O Conahp antecipa tendências, propõe soluções para os desafios de hoje e mostra como foi importante trabalharmos no passado para chegarmos no agora. Temos vivido dias difíceis e o evento vem ao encontro disso, num momento muito importante”, reforça Eduardo Amaro, presidente do Conselho de Administração da Anahp e diretor do Grupo Santa Joana.

Também figuram entre os participantes nomes como Ana Estela Haddad, secretária de Informação e Saúde Digital; Márcia Makdisse, sócia-fundadora da Academia VBHC; Carlos Rischioto, Principal Client Engineering Manager – Architect & Blockchain SME da IBM Technology Latin America; e palestrantes internacionais, como Karthik Sivashanker, vice-presidente de Sistemas Equitativos de Saúde na American Medical Association; e Klarissa Hoday, especialista em Políticas de Saúde e diretora da Executive Insight.

Serviço
Conahp (Congresso Nacional de Hospitais Privados) 2023
Data: 18 e 19 de outubro, das 9h às 18h
Local: Transamérica Expo Center – Av. Dr. Mário Vilas Boas Rodrigues, 387 – Santo Amaro, São Paulo (SP)
Informações, programação e ingressos aqui.

 

Siaba mais: https://medicinasa.com.br/conahp-23/


Medicina S/A