SANTA CASA E PREFEITURA VÃO PRORROGAR O CONVÊNIO DO PS POR MAIS SEIS MESES
01/11/2023
A Santa Casa deve renovar o convênio com a Prefeitura de Mogi das Cruzes para manter aberto o Pronto-Socorro no hospital filantrópico por mais seis meses. O acordo para a prorrogação do contrato foi acertado na tarde de ontem, durante reunião realizada, em São Paulo, com o secretário de Saúde do Estado, Eleuses Paiva. Novos encontros acontecerão para buscar um consenso entre as partes a respeito dos serviços.
Participaram da reunião o prefeito o prefeito Caio Cunha (PODE), o secretário municipal de Saúde, William Harada, e a adjunta da pasta, Rosângela Cunha (Drª Nenê), o presidente da Câmara, Marcos Furlan (PODE), o presidente da Comissão de Saúde do Legislativo, vereador Otto Rezende (PSD), o provedor da entidade, José Carlos Petreca, o presidente do Conselho Fiscal Flávio Ferreira Mattos, e demais integrantes da mesa diretiva.
De acordo com informações do presidente do Conselho, “após amplo debate ficou pactuado o alinhamento do diálogo” entre Estado, Município e Santa Casa, “para construção de uma solução única para as demandas represadas da saúde de Mogi, lotação do PS da Santa Casa, e a prorrogação do contrato do Pronto Socorro por mais 180 dias”.
Mattos explica que o pedido foi feito por Eleuses Paiva. De acordo com o presidente do Conselho, o secretário de Estado disse que a prorrogação é necessária para dar tempo de promover os estudos de reorganização de todos os equipamentos, verificar se todas as demandas reprimidas serão atendidas e se existem novas necessidades de ofertas para saúde da cidade.
“Todos concordaram que este prazo é justo e suficiente para execução desta reorganização”, destacou Mattos. ‘É importante salientar que, a Santa Casa, sensível às necessidades de saúde da população mais sofrida da cidade, e confiando que Prefeitura e o Estado cumpram com o acordado, aceitou prorrogar o contrato com executivo municipal por mais 180 dias, logo está suspenso a transferência ou fechamento do PS da Santa Casa pela mesa administrativa para execução deste trabalho em várias mãos. Tudo isto será feito com um único objetivo de dar mais dignidade as pessoas com um atendimento respeitoso, mais humanizado e de melhor qualidade, valorizando a vida, e sim melhorar o acesso a saúde dos mogianos”, destaca o presidente do Conselho.
Ele informa ainda que novas reuniões ocorrerão durante todo o mês de novembro.
Além de Mattos e Petreca, também estiveram presentes os demais representantes da mesa: o secretário Benedito Carlos Filho, o tesoureiro Fabio Ferreira Mattos, além do presidente da Federação das Santas Casas e hospitais beneficentes do estado de São Paulo (Fehosp), Edson Rogatti.
A Prefeitura e a Câmara ainda não se manifestaram a respeito do acordo.
O Diário de Mogi