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CAI EM 50% O TEMPO DE ESPERA PARA LEITOS NO PRONTO-SOCORRO DA SANTA CASA DE ARAÇATUBA
14/11/2023

Cinco meses após a implantação do 8º ciclo do Projeto Lean nas Emergências, o pronto-socorro da Santa Casa de Araçatuba (SP) conseguiu reduzir em três horas o tempo de avaliação por especialistas e em 50% o tempo de espera para acesso aos leitos de enfermaria para internações prescritas, que antes era de até 5 horas.

A apresentação dos resultados da primeira etapa do projeto, que é um programa do Ministério da Saúde, aconteceu nesta segunda-feira (13). Ele foi iniciado em junho, com a proposta de reduzir a superlotação no Serviço de Urgência e Emergência, referência para 40 municípios da região. A unidade realiza mais de 2,6 mil atendimentos mensais.

A apresentação dos números foi feita pela Comissão Técnica de Implementação em evento com a diretoria do hospital, autoridades e representantes dos setores que atuam no pronto-socorro da Santa Casa de Araçatuba.

Conforme já divulgado, o hospital está entre as 39 instituições públicas e filantrópicos do País escolhidas para participar do 8º ciclo do Projeto Lean nas Emergências. A implantação do projeto é realizada pelos hospitais Beneficência Portuguesa, de São Paulo, Moinhos de Vento, de Porto Alegre, e Sírio-Libanês, também de São Paulo. 

O objetivo é reduzir a superlotação nas unidades de urgência e emergência desses hospitais, eliminando falhas e desperdícios nas operações dentro da área médica. 

No caso de Araçatuba, o programa foi implementado pelo Hospital Sírio-Libanês. De acordo com o que foi informado, o pronto-socorro responde por 90% das internações de pacientes pelo SUS (Sistema Único de Saúde) no hospital. A unidade conta com 41 leitos, sete deles destinados a casos críticos na sala vermelha e 34 para observação de pacientes adultos e pediátricos.

Superlotação

Como também já foi divulgado, o primeiro diagnóstico feito pela equipe do Sírio-Libanês em relação à superlotação e fila de espera por leitos de Urgência e Emergência, foi o tempo de resolutividade dos casos admitidos.

Análise apontou que os tempos médios de espera eram de até 9 horas para avaliação de especialista e de 6 horas para emissão de laudos, impactando do início dos tratamentos até a alta dos pacientes. Com as ações adotadas após a implantação do projeto, esses tempos caíram para 6 horas e 2,5 horas, respectivamente.

“Isso foi possível graças às metodologias e ferramentas do Lean para a melhoria da taxa de desospitalização através da sincronia das equipes multidisciplinares envolvidas na rede dos serviços necessários à assistência aos pacientes, com treinamento dos colaboradores”, informa nota disponibilizada à imprensa.  

Discussão

Segundo o que foi divulgado, uma das ferramentas adotadas visando a sincronia necessária aos fluxos do pronto-socorro foi a adoção da Huddle, uma reunião de 10 a 15 minutos realizada duas vezes por dia entre profissionais das áreas assistenciais, administrativas e de apoio, para discussão de situações que demandam soluções imediatas.

Nessas reuniões, os integrantes da equipe multidisciplinar aprimoram o gerenciamento e a otimização de fluxos internos e ampliar a qualidade assistencial ao paciente.

Pronto-socorro ganha Unidade Pós-Alta Hospitalar

Uma alternativa para melhorar a rotatividade dos leitos das enfermarias do pronto-socorro da Santa Casa de Araçatuba foi a implantação de uma Unidade Pós-Alta Hospitalar. Segundo o que foi divulgado, no período que antecedeu o Lean, a maioria dos pacientes da região permanecia nos leitos por várias horas após alta médica, aguardando remoção por ambulâncias dos municípios atendidos. 

Como a implantação da Unidade Pós-Alta Hospitalar, esses pacientes são encaminhados para uma área ampla, arejada e equipada com poltronas hospitalares. O espaço conta com profissional de enfermagem para assistência e de refeições servidas pelo hospital durante o período de espera pelo transporte.

O pronto-socorro da Santa Casa de Araçatuba também ganhou painéis eletrônicos para informar sobre o gerenciamento dos atendimentos no Serviço de Urgência e Emergência, auxiliando os gestores no acompanhamento dos fluxos e na agilização do trabalho.

Os televisores para serem usados como painéis foram recebidos em doação feita pela comunidade a partir de uma campanha promovida pela instituição. Essa mesma campanha possibilitou equipar todos os quartos da Unidade de Urgência e Emergência com aparelhos de TV. 

Otimização

O provedor da Santa Casa de Araçatuba, Petrônio Pereira Lima, informa que com a implementação da metodologia Lean foi possível eliminar obstáculos que prejudicavam o fluxo dos atendimentos, causando superlotação.

"Isso resultou em uma abordagem mais integrada e eficaz, promovendo a otimização dos cuidados aos pacientes e garantindo uma experiência de atendimento de alta qualidade", comenta. 

Próxima Etapa

Na próxima fase do projeto, durante seis meses haverá o acompanhamento por parte da equipe do Hospital Sírio-Libanês, por meio de reuniões mensais on-line. Os encontros serão conduzidos pelos consultores que participaram das várias etapas da implementação do projeto em reuniões presenciais. 

Serão apresentados os indicadores mensais para os consultores avaliarem se o hospital está mantendo as metodologias aplicadas na primeira fase e apontar os resultados obtidos com as mudanças. Ao mesmo tempo, a Comissão Técnica de Implementação da Santa Casa terá que implantar novos processos previstos no Projeto Lean nas Urgências e Emergências.Se o hospital cumprir adequadamente as metas estabelecidas pelo programa, estará apto a receber a nova etapa do Lean para outras áreas de grande fluxo que necessitam de modernização de gestão, entre elas o Bloco Cirúrgico e as unidades internas da instituição.


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