Fundação entrega projeto do Serviço de Hemodiálise ao deputado Sinval Malheiros
07/08/2015
O presidente da Diretoria Administrativa, Dr. José Carlos Rodrigues Amarante, acompanhado do conselheiro Prof. Nelson Lopes Martins, entregou, no dia 04 de agosto último ao deputado federal Sinval Malheiros (PV), em Brasília, o projeto arquitetônico do novo Serviço de Hemodiálise da Fundação Padre Albino, que hoje funciona no Hospital Padre Albino.
O deputado Sinval Malheiros destinou verba de R$ 3.000.000,00, através de emenda parlamentar, ao Serviço, que terá 1.134,02 m2 de área construída no terreno do Hospital Emílio Carlos. “Todos os projetos da Fundação têm em mim o seu principal defensor, pois, como médico, sei da sua importância para Catanduva e região”, disse o deputado. Após sua posse, em fevereiro, o deputado visitou a Fundação e disse da sua intenção de ajudá-la nas suas necessidades, inclusive citando essa verba de 3 milhões de reais.
Para Dr. Amarante, a verba da emenda parlamentar do deputado Sinval Malheiros é fundamental, pois a Fundação não tem recursos disponíveis para a construção do novo Serviço de Hemodiálise, muito importante para a população. “A área ocupada hoje pelo serviço é acanhada e não permite ampliação”, disse.
A arquiteta Sonia Corradi, responsável pelo projeto, que seguirá a mesma linha arquitetônica do Serviço de Radioterapia, em construção, disse que o novo Serviço de Hemodiálise terá espaço, inicialmente, para 26 poltronas, com possibilidade de ampliação para mais oito, totalizando 34 poltronas. O novo serviço terá, ainda, consultórios médico e de enfermagem, sala de reuniões do corpo técnico, para treinamento, para emergência, de curativos, dois leitos de recuperação, quarto para plantonista, sanitários para pacientes e visitantes, área para tratamento de água entre outras dependências administrativa e técnicas.
“Visitamos outros serviços semelhantes de grandes centros e o nosso projeto é o resultado de trabalho em equipe – administração dos hospitais, enfermagem e médicos – envolvida na elaboração do programa de necessidades do Serviço”, disse Sonia Corradi.
Instalado há mais de doze anos, o Serviço de Hemodiálise da Fundação funciona no período diurno, de segunda a sábado, inclusive aos feriados, com capacidade de 84 vagas, sendo 14 por turno (três turnos de segunda, quarta e sexta e três turnos de terça, quinta e sábado); o paciente fica na máquina em diálise, em média, quatro horas.
Em 2014 o Serviço realizou 11.633 sessões de diálises.
*Informações Fundação Padre Albino
*Informações Fundação Padre Albino