Fone: (11) 3242-8111 Fax: (11) 3112-0554 | Endereço: Rua Libero Badaró, 158 – 6º andar – São Paulo – SP

Autistas ganham opção gratuita para tratamento
03/07/2012

Dados preliminares do Censo Demográfico de 2010, divulgados recentemente pelo IBGE, apontam que o número de pessoas com deficiência no Brasil é de 45 milhões, ou seja, quase 24% da população. Dentre estas, quase 3 milhões são pessoas com deficiência intelectual. Entretanto, o número pode ser ainda maior, já que não foram consideradas pelo IBGE patologias e síndromes como perturbações, neurose, esquizofrenia e autismo.

O Autismo - síndrome sem cura que afeta o desenvolvimento de atividades como interação social, comunicação e contato - segundo a Organização das Nações Unidas (ONU) atinge 70 milhões de pessoas em todo o mundo. No Brasil, o número exato de portadores desta síndrome ainda é desconhecido, contudo estima-se que possa variar entre 2 e 3 milhões. O principal problema encontrado pelo brasileiro está ligado ao diagnóstico tardio e a falta de tratamento adequado, causados principalmente pela escassez de conscientização e informação da população sobre a patologia e de políticas públicas específicas para diagnosticar e tratar o paciente ainda na infância.

A Casa de David, instituição paulistana sem fins lucrativos que há 50 anos abriga e cuida de crianças, jovens, adultos e idosos com deficiência intelectual, física e com autismo anuncia para o segundo semestre de 2012 a inauguração de um Centro Nacional de Estudo e Atendimento à pessoa com Autismo. Essa nova unidade está situada na cidade de Atibaia, a 60 km de São Paulo e passará a atender com proficiência 90 pessoas em regime de internação, ou seja, as vagas são destinadas a escala mais baixa do espectro autista.

O modelo assistencial é pioneiro no país, pois os pacientes serão instalados em residências terapêuticas e atendidos por equipe multidisciplinar especializada. O projeto estrutural, que é monitorado por engenheiros e arquitetos voluntários, ainda contempla a construção de piscinas terapêuticas, quadra poliesportiva e anfiteatro. A unidade visa além do atendimento de excelência, a constituição de um conselho científico para estudar, pesquisar e buscar novas referências e experiências para o atendimento, a troca de informações com outros países, ministrar palestras, simpósios e Workshops.

A construção teve início em fevereiro de 2011 e até o momento foi conduzida com recursos da própria instituição e de doações, não obtendo nenhuma participação de órgãos governamentais. Entretanto, todas as vagas serão oferecidas gratuitamente para pessoas do Estado de São Paulo e segundo a coordenadora de Relações Empresariais e Institucionais da Casa de David, Cleize Bellotto, apesar de as inscrições não estarem abertas, a nova unidade já possui uma alta demanda de pedidos para internação.

Cleize ressalta que a instituição também pretende desenvolver futuramente atendimentos ambulatoriais capazes de diagnosticar precocemente a síndrome, além de tratar os casos mais leves, sem necessidade de internação. “Nosso maior desafio é conseguir proporcionar qualidade e expectativa de vida aos nossos assistidos. Trabalhar suas estereotipias, fazer com que eles se comuniquem e que se desenvolvam como indivíduos sociais são as nossas motivações” finaliza.

Buscando maior agilidade na conclusão das obras, a instituição aceita doações de materiais de acabamento como pisos, tintas, louças sanitárias, torneiras, etc. Para ajudar entre em contato com a instituição no (11) 2453-6600 ramal 235 e 265 ou acesse www.casadedavid.org.br.

* Informações da Casa de David