Fone: (11) 3242-8111 Fax: (11) 3112-0554 | Endereço: Rua Libero Badaró, 158 – 6º andar – São Paulo – SP

SANTA CASA DE PRESIDENTE PRUDENTE REALIZA PRIMEIRA CAPTAÇÃO DE CORAÇÃO DO ANO
21/02/2024

Na noite da última segunda-feira (19), a Santa Casa de Presidente Prudente realizou a primeira captação de múltiplos órgãos do ano, incluindo o coração. O doador foi um paciente de 47 anos, residente na cidade, vítima de um AVC Hemorrágico.

Após a decisão da família em optar pela doação dos órgãos, uma força-tarefa envolvendo mais de 50 pessoas foi montada para viabilizar a captação. O delicado processo demandou uma logística precisa e ágil.

Para garantir que órgãos tão vitais quanto o coração e o fígado fossem captados e transportados adequadamente, equipes do Instituto do Coração do Hospital das Clínicas de São Paulo foram acionadas. Um avião fretado foi utilizado para o transporte, pois o tempo é um fator crucial nesses casos. A partir do momento em que o coração é retirado, o cronômetro é acionado e as equipes têm até 4 horas para garantir que o órgão esteja pulsando no corpo do receptor.

O deslocamento contou com o apoio de ambulâncias da Santa Casa e do Serviço de Atendimento Móvel de Emergência, garantindo que a operação transcorresse de forma rápida e segura. Além do coração e do fígado, outros órgãos, como rins, córneas e ossos, foram captados e encaminhados para o Hospital das Clínicas de Marília.

Em 2023 foram realizadas sete captações de múltiplos órgãos, incluindo um coração. Este ano, esta é a primeira captação de múltiplos órgãos e a primeira vez que um coração foi doado


Predicado Comunicação