Fone: (11) 3242-8111 Fax: (11) 3112-0554 | Endereço: Rua Libero Badaró, 158 – 6º andar – São Paulo – SP

OFICINA DE REGIONALIZAÇÃO DA SAÚDE E GABINETE 3D CHEGAM A MARÍLIA NESTA QUINTA-FEIRA
22/02/2024

Marília é o terceiro município do Estado a receber, em 2024, a 2ª Oficina de Regionalização da Saúde e o Gabinete 3D, do Governo de São Paulo. Encerrando a primeira semana de rodada de oficinas, o evento promovido pela Secretaria de Estado da Saúde acontece nesta quinta-feira, 22, e reúne representantes de 62 cidades e de 36 instituições filantrópicas da região.

A 2ª Oficina da Macrorregional de Marília irá para pactuar os procedimentos que a região necessita, de forma compartilhada com todas as cidades, por meio de um termo de acordo e compromisso de gestão, otimizando os recursos provenientes da nova Tabela SUS Paulista e do IGM SUS Paulista (Incentivo à Gestão Municipal). Serão mais de 1,1 milhão de cidadãos da região beneficiados.

Com a presença do secretário de estado da Saúde, Eleuses Paiva, entre os meses de fevereiro e março, as oficinas acontecem, também, nos municípios de Sorocaba, Bauru, Presidente Prudente, Araçatuba, São José do Rio Preto, Campinas, Piracicaba, Ribeirão Preto, São José dos Campos, Registro e cidades da Grande São Paulo.

A primeira fase das oficinas foi realizada em 2023 e aprofundou o debate sobre soluções para as três áreas mais relevantes observadas pelo programa de Regionalização: saúde mental, oncologia e cardiologia.

Em parceria com o Conselho de Secretários Municipais de Saúde (Cosems-SP) e o apoio da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), o Programa de Regionalização da Saúde do Estado de São Paulo é focado em diminuir desigualdades para aumentar a eficiência do gasto público, ampliar a oferta de serviços e reduzir as filas e a distância que as pessoas precisam percorrer para conseguir.

Gabinete 3D

Pensando na otimização dos serviços oferecidos à população e na definição de políticas públicas, o Governo de SP desenvolveu o Gabinete 3D, projeto que visa a articulação entre secretários do Estado e gestores de cada município. O nome da ação remete aos três “Ds” que regem a gestão: Diálogo, Dignidade e Desenvolvimento.

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) foi a pasta escolhida para a inauguração da iniciativa, conforme as demandas de saúde identificadas durante a primeira fase das Oficinas da Rede Regional de Atenção à Saúde. Com o projeto, são promovidos encontros do secretário da saúde, Eleuses Paiva, com lideranças políticas locais, administradores dos hospitais e visitas às unidades hospitalares da região.

 

 Leia mais: Oficina de Regionalização da Saúde e Gabinete 3D chegam a Marília nesta quinta-feira – SP Saúde (saude.sp.gov.br)

 


Governo do Estado de São Paulo