Fone: (11) 3242-8111 Fax: (11) 3112-0554 | Endereço: Rua Libero Badaró, 158 – 6º andar – São Paulo – SP

SOROCABA RECEBE “OFICINA DE REGIONALIZAÇÃO DA SAÚDE” PARA DISCUTIR MELHORIAS NO SETOR
26/02/2024

Sorocaba recebeu, na manhã desta quarta-feira (27), no Sorocaba Park Hotel, a “Oficina de Regionalização da Saúde”, evento organizado pelo Governo do Estado de São Paulo, que tem como objetivo mapear o cenário nas regiões do estado para ampliar a oferta de serviços e garantir o direito igualitário a munícipes para o atendimento especializado. A oficina terá sequência com profissionais da saúde nesta quinta-feira (28).

O evento contou com a presença do secretário de Estado da Saúde, Eleuses Paiva, do prefeito Rodrigo Manga, da secretária municipal de Gabinete Central (SGC), Samyra Toledo, e equipe técnica da Secretaria da Saúde (SES), composta por Jessica Maciel, gestora de Planejamento e Execução da SES; Ana Flávia Guimarães, coordenadora da Atenção Básica; Luís Gustavo Moretti, coordenador do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), Ivanilda Silveira de Aquino e Tatchia Puertas Garcia, coordenadoras da Central de Regulação Eletiva e Divisão de Avaliação e Controle (CREDAC) da SES.

“Ampliaremos o diálogo com os municípios, nos aprofundando nos desafios e trazendo mais desenvolvimento para as cidades. Estamos percorrendo cada região e apresentando propostas personalizadas, atendendo a suas particularidades”, disse o secretário de Estado da Saúde.

“Esse é um importante mapeamento para conhecer as necessidades dos municípios, para que o direcionamento dos investimentos possam ser realizados de maneira muito proveitosa. Com o reajuste da tabela SUS no Estado de São Paulo, que corrige uma defasagem de mais de 20 anos, serão ampliados diversos serviços que atenderão pacientes que aguardam, há anos, pelos procedimentos médicos”, destacou o prefeito Rodrigo Manga.

Durante o encontro, também foi anunciado o projeto “Gabinete 3D”, que tem como objetivo a atuação presencial dos secretários de Estado nos municípios. O nome é referente aos três “Ds” que regem a gestão: Diálogo, Dignidade e Desenvolvimento. A ideia é levar gabinetes itinerantes às cidades para dialogar com a população local, além de entidades e gestores. Dessa forma, o Estado pode compreender as principais demandas regionais, elaborar soluções para desafios reais e impulsionar as potencialidades locais.

Outra novidade anunciada é o hospital estadual de Itapetininga, que atenderá casos de alta complexidade. O Governo do Estado está definindo com a Prefeitura o espaço onde ficará o equipamento. Atualmente, o Conjunto Hospitalar de Sorocaba (CHS) atende 2,5 milhões de habitantes na região. De acordo com o Governo, com o novo hospital regional em Itapetininga, que estima ter entre 190 e 250 leitos, a demanda da região de Sorocaba terá um significativo apoio.

 

Saiba mais em: Sorocaba recebe “Oficina de Regionalização da Saúde” para discutir melhorias no setor - Jornal Z Norte


Jornal Z Norte