SANTA CASA DE SÃO CARLOS REALIZA PELA 1ª VEZ DUAS CAPTAÇÕES DE ÓRGÃOS EM UM SÓ DIA
01/03/2024
A Santa Casa de São Carlos realizou hoje (29) a captação de órgãos de dois homens. É a primeira vez que são realizadas duas captações no mesmo dia.
Os trabalhos foram realizados por equipes de quatro hospitais e deve beneficiar sete pessoas. Segundo a Santa Casa, foram captados pulmões, fígado, rins e córneas.
O primeiro procedimento foi realizado durante a madrugada, com a captação de fígado de um homem de 45 anos. A segunda captação foi pela manhã, onde foram recuperados pulmão, fígado, rins e córneas de um homem de 53 anos.
Ambos tiveram a morte encefálica constatada na quarta (28) e as famílias autorizaram o procedimento.
Os trabalhos de captação foram realizados por equipes do InCor e Hospital das Clínicas, de São Paulo, Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto e pela própria Santa Casa.
A enfermeira da CIHDOTT, Rosângela Souza, explicou que essa foi a primeira vez que ocorreram duas captações de órgãos no mesmo dia na Santa Casa.
“É a primeira vez que a gente faz duas captações no mesmo dia. Foi um procedimento bastante corrido pelas equipes. Muitas pessoas, muitos membros das equipes tiveram que se mobilizar para que isso acontecesse”, afirmou.
A enfermeira explicou que os dois pacientes tiveram morte encefálica e ambas famílias aceitaram realizar a doação.
“Nós fizemos uma cirurgia, que começou as 2h e terminou às 7h aproximadamente. Às 7h30 já começou a outra do segundo paciente e a gente terminou durante o período da tarde. Então, foi uma mobilização de muitas pessoas aqui, acompanhando esse processo desde a madrugada até o fim da cirurgia do segundo doador”, explicou.
Mais capacitados para retirar córneas
O hospital local já realiza captação de córneas e novos membros da equipe passaram por captação no HC de Ribeirão Preto.
“Agora nós entramos para aumentar essa equipe e conseguir aumentar esse número de doações e melhorar muito para os pacientes que aguardam córneas, cerca de aproximadamente 20 mil pessoas que estão na fila esperando. Isso é muito importante, vai ser um avanço muito grande e a gente vai conseguir ajudar muitas pessoas”, complementou.
A Cidade On - São Carlos