Próvisão implanta prontuário eletrônico desenvolvido por empresa irlandesa
24/08/2015
Em entrevista, CEO da Sláinte Healthcare destacou expectativa positiva com relação ao mercado brasileiro
Na última quarta-feira (19) o Hospital Próvisão recebeu o CEO da Sláinte Healthcare, Andrew Murphy. Durante a visita Murphy formalizou a doação do Vitro, software de prontuário eletrônico, que deve contribuir com os serviços do hospital, tornando o atendimento mais ágil e seguro para médicos, para a equipe de enfermagem e para os pacientes, além de gerar economia já que o programa reduz drasticamente a utilização de papel.
O empresário se mostrou confiante com essa parceria que segundo ele, deve tornar-se um case de sucesso para o mercado brasileiro. A companhia irlandesa é líder mundial no desenvolvimento de softwares para área da saúde. Com atuação em várias partes do planeta, o Brasil é uma das principais apostas de Murphy.
Durante entrevista concedida após um tour pelo hospital, ele destacou o amplo mercado a ser explorado no país. Afirmou que a crise política e econômica vivida atualmente é passageira. Murphy destacou os benefícios do software e a expectativa de implantação do sistema no Próvisão.
Leia a seguir a entrevista.
A Sláinte Healthcare é uma empresa de tecnologia focada na área da saúde. Qual o histórico da empresa neste segmento?
A Sláinte Helthcare foi fundada há nove anos da Irlanda, nossa sede fica em Dublin. Nós iniciamos nossas atividades voltadas para um software chamado Clean Shur, que é utilizado para comunicação entre hospitais e planos de saúde, isso para a realidade irlandesa. Em 2009, começamos a desenvolver o Vitro porque notamos que existia uma demanda no mercado de saúde com relação ao prontuário eletrônico. O Vitro foi desenhado para tornar um hospital que era totalmente em papel, para uma condição eletrônica e tornando-se um hospital digital.
Qual a motivação para que Sláinte Healthcare focasse seus investimentos no Brasil?
Quando o Vitro, nosso software de prontuário eletrônico, foi desenvolvido, fizemos pensando no mercado global exatamente para atender diferentes culturas e regiões do planeta. Dessa forma, focamos na América Latina e quando pensamos nessa região o país que mais se destaca é o Brasil, pelo volume de negócios e pelas dimensões geográficas.
A partir daí, em conjunto com o governo irlandês, passamos a estimular missões de empresários e profissionais da saúde brasileiros para visitar a Irlanda e conhecer nossos produtos e nossas soluções. Estas ações se mostraram muito produtivas e comprovaram nossas expectativas de que o Brasil tem uma demanda dessa nova tecnologia para esse mercado.
A partir daí, em conjunto com o governo irlandês, passamos a estimular missões de empresários e profissionais da saúde brasileiros para visitar a Irlanda e conhecer nossos produtos e nossas soluções. Estas ações se mostraram muito produtivas e comprovaram nossas expectativas de que o Brasil tem uma demanda dessa nova tecnologia para esse mercado.
Você tem percebido uma boa aceitação dessa nova ferramenta no mercado brasileiro?
O Vitro geralmente quando apresentado a algum hospital é bem aceito por ser uma tecnologia flexível, de rápida implementação, que traz retornos clínicos muito perceptíveis pelo hospital em curto prazo. Universalmente falando, o Vitro é muito bem aceito e não foi diferente no Brasil. Estou muito satisfeito com a aceitação da nossa ferramenta pelo mercado brasileiro.
Quais são os benefícios imediatos que o Vitro traz à instituição que o utiliza?
O primeiro ponto é o fato de o Vitro ser um sistema portátil. Na maneira tradicional, quando o prontuário está no papel, as informações podem se perder, a equipe médica precisa de deslocar de um departamento para o outro em busca do prontuário físico e com uso do Vitro, o prontuário está disponível em diversos pontos do hospital através de uma plataforma digital como um laptop, um tablet ou um computador comum.
O segundo ponto é a rápida implementação do sistema. Ele traz um retorno, tanto financeiro quanto clínico para o hospital, muito perceptível num curto espaço de tempo. E o terceiro ponto é a diminuição do tempo no cuidado com o paciente. Você consegue administrar um paciente com mais rapidez, diminui os riscos, como leitura errada da prescrição médica, ministrar uma droga numa quantidade errada. Isso acontece porque você tem tudo prescrito numa plataforma digital, de fácil leitura e muito mais segura.
Em relação ao Próvisão, qual a expectativa com a implantação do Vitro na nossa instituição?
A nossa expectativa é que a parceria seja bem sucedida para os dois lados. O Próvisão utilizando o Vitro vai ter um atendimento mais eficaz, terá um controle financeiro e clínico melhor aproveitado, vai ter condição de avaliar e medir a diferença do ‘hospital papel’ para o ‘hospital digital’. Para a Sláinte a parceria com o Próvisão vai ser um case para o mercado brasileiro.
A crise vivida atualmente pelo Brasil pode impactar de alguma maneira nos investimentos da Sláinte no país?
Eu vejo esse momento de duas formas. A crise é temporária e vai chegar o momento das mudanças e com certeza mudança para melhor. Além disso, toda crise tem um aspecto positivo. Quando temos uma economia com dinheiro sobrando, as pessoas não se motivam em buscar novas tecnologias, existe certa acomodação. É na crise que buscamos melhores ofertas, tanto de preços como de tecnologias. Essa crise será temporária.
Quais são as suas impressões pessoais em relação ao Brasil?
Eu adoro brasileiro, é um povo carismático e muito entusiasmado com o novo. Já conhecia um pouco desta simpatia porque em Dublin existe uma comunidade muito grande de brasileiros. Outra coisa que me impressiona no Brasil é o tamanho do mercado a ser explorado. A Irlanda é muito pequena, somos cerca de seis milhões de habitantes no país todo, e trabalhar com uma nação do tamanho da brasileira é algo motivador. Estou muito entusiasmado com as oportunidades que teremos no país.
E o que achou do Hospital Próvisão?
Eu visitei todo o hospital e fiquei impressionado com o atendimento e o cuidado oferecido aos pacientes. Só tenho boas expectativas, acredito que vai ser uma parceria longa. Vamos poder colaborar para que vocês melhorem cada vez mais o serviço oferecido.
*Informações Hospital Próvisão
*Informações Hospital Próvisão