Fone: (11) 3242-8111 Fax: (11) 3112-0554 | Endereço: Rua Libero Badaró, 158 – 6º andar – São Paulo – SP

Senado debate situação das Santas Casas
25/08/2015

A sessão temática “Soluções e perspectivas para a crise econômica e financeira das Santas Casas”, que deve ser realizada no próximo dia 02 de setembro, das 10h às 14h, no Plenário do Senado Federal, está sendo organizada pela CMB, sob a coordenação da senadora Ana Amélia (PP-RS) e apoio de outros senadores, como Ronaldo Caiado (DEM-GO) e Humberto Costa (PT-PE). 
 

O Senado deve expedir os convites oficiais do evento nesta terça-feira (25). Serão convidados, além dos parlamentares das duas Casas Legislativas, o ministro da Saúde, Arthur Chioro, a presidente da Caixa Econômica Federal, Miriam Belchior, o presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Luciano Coutinho, o presidente do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (CONASS), Dr. João Gabardo, do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (CONASEMS), Dr. Mauro Guimarães, e do Conselho Federal de Medicina (CFM), Dr. Carlos Vital Tavares Correa Lima.
 
Em discurso no Plenário na semana passada, a senadora Ana Amélia cumprimentou o presidente do Senado, Renan Calheiros, pela “sensibilidade com que tratou a questão da crise das Santas Casas”. Ela destacou a importância das entidades na prestação de serviços de saúde, ressaltando, ainda, que, em Porto Alegre, cerca de 70% dos atendimentos do SUS são feitos pela Santa Casa, com especialidades médicas que atendem inclusive a pacientes de outros estados. Ana Amélia propôs também que o BNDES abra linhas de crédito para as Santas Casas, dando prioridade ao Setor.
 
Para o presidente da CMB, a iniciativa do Senado é uma oportunidade de mostrar ao governo a importância das Santas Casas e a real necessidade do Setor. “Temos a chancela do Senado e não podemos perder essa chance de fortalecer nosso movimento e pressionar o governo”, disse. A CMB convoca a todos os hospitais para participar do evento, além de contatar os senadores de suas bases, cobrando a presença e o apoio à questão.

*Informações CMB