Fone: (11) 3242-8111 Fax: (11) 3112-0554 | Endereço: Rua Libero Badaró, 158 – 6º andar – São Paulo – SP

Santa Casa de Votuporanga inova e quer implantar energia solar
31/08/2015

O hospital trabalha para viabilizar o Projeto de Energia Sustentável idealizado durante as oficinas e sessões de coaching do IDIS (Instituto para o Desenvolvimento do Investimento Social).

Considerado o principal da região noroeste paulista, a Santa Casa atende 66 mil pacientes por mês. Em 2014, realizou quase 800 mil atendimentos entre internações, consultas ambulatoriais, exames, cirurgias e pronto socorro. A referência do Hospital em atendimentos de alta complexidade, como por exemplo, a cirurgia cardíaca, abrange uma população estimada de 470 mil habitantes, de 53 cidades da região. A responsável pelo Marketing e Eventos, Mariana Violi Miotto, conversou com o IDIS.

 
IDIS: Em que fase está o projeto de Captação de Recursos?
 
SCV: O setor de Captação de Recursos inicialmente realizou um estudo em conjunto com a área de manutenção do Hospital, para entender a necessidade e o consumo de energia, inclusive considerando os projetos futuros. Após, iniciamos uma pesquisa de empresas e pessoas que poderiam nos ajudar na elaboração do projeto.

Foram identificadas algumas empresas especializadas do exterior, e uma delas de imediato aceitou elaborar o projeto e cuidar da parte burocrática. Paralelamente, os custos foram levantados e definido que os recursos necessários serão buscados junto ao governo federal, no Ministério de Ciência e Tecnologia. Atualmente, aguardamos a conclusão da descrição do projeto.
 
IDIS: Qual a avaliação de vocês sobre as Oficinas e o coaching? 
 
SCV: As oficinas e o acompanhamento do coaching foram essenciais para o aprimoramento, estruturação e o desenvolvimento do setor de Captação de Recursos do Hospital.
 
IDIS: Como vocês avaliam a captação de recursos do hospital antes e depois do curso? 
 
SCV: A Santa Casa de Votuporanga já realizava o trabalho de captar recursos junto aos governos, empresas privadas e comunidade. Porém, após o curso, esse trabalho foi intensificado, estruturado e o resultado tem sido cada dia mais satisfatório. A todo momento, estamos aplicando o conhecimento e as experiências que nos foram apresentadas.
 
IDIS: O que aprenderam e vão colocar em prática?
 
SCV: O curso mostrou que os hospitais precisam ampliar o olhar para as possibilidades de arrecadação e captação, que precisam ser mais ousados e explorar melhor as oportunidades. Desde a capacitação, mudamos e melhoramos nossas abordagens e apelos junto aos mais diversos públicos da Santa Casa.
 
IDIS: Foram feitas ações junto à comunidade? Quais foram e como você considera o resultado?
 
SCV: R: De acordo com o planejamento do projeto, o envolvimento da comunidade está previsto nas próximas fases, mas desde já estamos otimistas com a participação da comunidade. Todas as vezes que a Santa Casa buscou ou realizou alguma ação junto a população local e regional, o resultado sempre foi alcançado com êxito.
 
*Informações Fehosp