Fone: (11) 3242-8111 Fax: (11) 3112-0554 | Endereço: Rua Libero Badaró, 158 – 6º andar – São Paulo – SP

GESTANTES VISITAM A SANTA CASA E CONHECEM AS INSTALAÇÕES DA MATERNIDADE
13/11/2024

Nesta terça-feira, dia 12, as mães puderam visitar a Santa Casa de Paraguaçu Paulista no curso Maternidade Real, que acontece às terças-feiras da Unidade da Saúde da Mulher, as 8h da manhã.

A enfermeira coordenadora da maternidade da Santa Casa de Paraguaçu Paulista, Lidiana Giroto Floreste, guiou as futuras mamães aos locais que elas frequentarão durante a gestação e após o nascimento do bebê na Santa Casa. Nesta semana havia apenas mães do último trimestre no grupo, por isso as indicações foram direcionadas a quem está no final da gestação.

A primeira parada da visita foi a Sala de Exames, onde as mamães são avaliadas, ouvem o coração do bebê e, quando necessário, são levadas a fazer exames. Caso seja percebida dilatação e que elas estão prontas, o próximo passo é serem levadas à Sala de Parto.

É lá que as mães aguardam para ir ao centro cirúrgico, onde o parto é realizado. Após o nascimento, o bebê vai até uma sala onde é feita a tipagem cardíaca, o teste do coraçãozinho, e caso precise de cuidados imediatos a Santa Casa tem incubadoras e um aparelho de fototerapia, caso o bebê nasça com a bilirrubina alta, de cor mais amarelada que o normal.

Outros exames, como o teste do pezinho e da orelhinha, e vacinas, são feitos em outro momento por um pediatra.

Após esta parte da visita as futuras mamães foram até o berçário. Duas mães estavam lá com seus bebês, uma abraçada ao bebê, e as outras mães puderam reconhecer a outra, Patrícia Souza, que estava participando com elas do curso, e o bebê Theo no colo de sua acompanhante. “Eu participei, estava da última vez com vocês, o curso tranquiliza e ensina bastante”, afirmou ela.

Por fim, elas foram até a frente do centro cirúrgico, e no refeitório, a enfermeira Lidiana mostrou às mamães fotos do local em que elas irão no dia do parto. “É importante que elas saibam neste momento também os sinais comuns neste período da gravidez e os sinais de alerta da chegada da hora do parto”, disse. O curso continua na próxima terça, às 8h, na Unidade da Saúde da Mulher.


Departamento de Saúde/ Prefeitura Municipal de Par