CIPA da Santa Casa realiza treinamento em altura
16/09/2015
Funcionários das áreas de manutenção, higiene e SESMT (Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho) da Santa Casa de Piracicaba foram recentemente submetidos a capacitação para trabalhos em altura, permitindo à Instituição garantir ainda mais segurança à comunidade hospitalar durante a execução de serviços em altura superior a dois metros. A capacitação foi coordenada por empresa com larga experiência na área, garantindo que a Instituição atenda à norma regulamentadora NR35 - Trabalho em Altura, que recomenda a realização do treinamento a cada dois anos.
Segundo o engenheiro de segurança do trabalho, César Acconci, também em atendimento à NR 35, antes do treinamento, os funcionários passaram por exames psicossociais, encefalograma e eletrocardiograma. “Foi um investimento direcionado ao grupo de funcionários dos setores de manutenção elétrica, hidráulica, predial, pintura, jardinagem e segurança do trabalho com reflexo direto na manutenção da segurança de todos os que se utilizam das dependências da Santa Casa”, ponderou.
Nos treinamentos foram abordadas noções de proteção em trabalho em altura, como ancoragem e cuidados ao realizar este tipo de atividade, bem como os riscos inerentes a elas e a responsabilidade da empresa e de cada trabalhador com o respeito às normas. Os funcionários foram orientados também sobre a maneira correta de se montar andaimes e submetidos à atividades práticas de utilização do cintos de segurança. "Montamos até uma estrutura no local para servir de exemplo de escalada".
Aconcci salientou a importância de se manter constante os programas de qualificação para a equipe. “No Hospital, lidamos com vidas e temos a missão de manter funcionários de todas as áreas sempre treinados e prontos para exercerem suas funções da maneira rápida e eficiente”, enfatizou.
*Informações Santa Casa de Piracicaba