Fundação Padre Albino vai à praça e reúne perto de mil pessoas
22/09/2015
O evento “Fundação Padre Albino na praça”, realizado dia 19 de setembro último, das 9h00 às 12h00, na Praça Monsenhor Albino, reuniu cerca de mil pessoas. Todos os Departamentos da Fundação Padre Albino foram reunidos para atendimento à população. A atividade fez parte da XXIV Semana Monsenhor Albino.
O Padre Albino Saúde, as Faculdades Integradas Padre Albino (FIPA), através dos cursos de Administração, Biomedicina, Direito, Educação Física (Bacharelado e Licenciatura), Enfermagem, Medicina e Pedagogia, os hospitais Emílio Carlos e Padre Albino, o Recanto Monsenhor Albino, Museu Padre Albino, Colégio Catanduva e o Ambulatório Médico de Especialidades (AME), sob gestão da Fundação Padre Albino, ofereceram à comunidade orientações, exames e atividades de lazer.
O curso de Biomedicina, com a participação de 30 alunos, realizou testes de glicemia capilar, tipagem sanguínea e microhematócrito, além de informar a população sobre diabetes, hipertensão e anemia. No total foram realizados 150 atendimentos.
Alunos do curso de Enfermagem e Enfermeiros do Hospital Emílio Carlos atenderam 205 pessoas na avaliação do IMC (índice de massa corporal), 220 pessoas na glicemia capilar e 225 pessoas na aferição da pressão arterial.
O Laboratório do Hospital Padre Albino realizou 69 exames de colesterol total, mas não pode realizar os demais previstos em função do jejum obrigatório de 12 horas. O hospital, ainda, orientou sobre doenças renais, queimaduras, câncer do colo do útero, mama e próstata; banco de leite e doação de órgãos e em parceria com o Hemocentro fez 24 cadastros para doação de medula óssea.
A pessoa que passava pelo Setor de Nutrição ganhava uma maçã. O Serviço de Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho em parceria com o EMCAa orientou sobre a dengue. A equipe do Setor de Quimioterapia do Hospital Emílio Carlos também deu orientações aos interessados. Todos os exames foram gratuitos e as pessoas saíram da praça com os resultados e orientadas, se necessário.
A pessoa que passava pelo Setor de Nutrição ganhava uma maçã. O Serviço de Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho em parceria com o EMCAa orientou sobre a dengue. A equipe do Setor de Quimioterapia do Hospital Emílio Carlos também deu orientações aos interessados. Todos os exames foram gratuitos e as pessoas saíram da praça com os resultados e orientadas, se necessário.
O Ambulatório Médico de Especialidades (AME) divulgou a campanha “AME ao próximo”, de redução do absenteísmo, e o projeto de prevenção e conscientização da importância do meio ambiente, com a distribuição de mudas de árvores em parceria com a Secretaria Municipal do Meio Ambiente.
O Padre Albino Saúde (PAS) desenvolveu a atividade slackline, através da Medicina Preventiva, realizou exames de colesterol, em parceria com o Hospital Padre Albino, sorteou crucifixos e participações no programa de Medicina Preventiva e distribuiu balões e bonés.
O Recanto Monsenhor Albino distribuiu cartilha sobre os cuidados com o idoso e fez demonstrações com equipamentos e o Museu Padre Albino apresentou uma exposição de fotos sobre Padre Albino.
O curso de Medicina levou o Hospital do Ursinho; o curso de Direito orientou sobre os Direitos do Consumidor e Defesa dos animais, com doações; o curso de Administração, através da FAECA Júnior, informou sobre assessoria às empresas e orientou na confecção de currículos e o curso de Pedagogia, através da sua Brinquedoteca, desenvolveu brincadeiras com as crianças.
Os cursos de Educação Física avaliaram e orientaram sobre percentual de gordura, relação cintura-quadril, análise postural e flexibilidade e juntamente com o Colégio Catanduva foi responsável pelas danças e apresentações no palco.
“Fiz exames e avaliação de massa corporal. Achei muito interessante a iniciativa, pois muitas vezes é preciso pagar para passar por esses exames e ficar em dia com a saúde e aqui a gente teve a oportunidade de fazer isso de forma gratuita”, disse Ana Paula Pereira, 28 anos. Patrícia Jantorno, 27 anos, disse que adorou a “Fundação na praça”, ressaltando a organização e diversidade de stands e a forma com que atenderam a população. “Eu mesma tive a oportunidade de fazer cadastro para ser doadora de medula e isso me fez sentir muito bem e quem sabe poder fazer o bem para alguém que está precisando”.
O presidente da Diretoria Administrativa da Fundação, Dr. José Carlos Rodrigues Amarante, disse que a "Fundação Padre Albino na praça" foi, na sua opinião e sem desmerecer as demais atividades, o ponto alto da XXIV Semana Monsenhor Albino. “Aliás, o espírito da Semana Monsenhor Albino é justamente esse, ou seja, fazer com que as pessoas de nossa cidade e região não se esqueçam quem foi Monsenhor Albino. E não existe melhor forma de lembrar do que participar, integrar e interagir. E tudo isso aconteceu no sábado, na praça. E o melhor de tudo foi que os participantes puderam saber em tempo real como estava sua saúde. Afinal, é exatamente para isso que a Fundação existe. Tenho certeza de que se Monsenhor vivo fosse, teria aprovado com louvor a "Fundação na Praça".
*Informações Fundação Padre Albino