Santa Casa propõe descarte inteligente de materiais
22/09/2015
Ação será precedida de plantio de árvore em alusão à sustentabilidade do planeta
Eliminar o desperdício, reduzir custos e promover a sustentabilidade por meio da separação de materiais inservíveis para um setor que podem ser reutilizados por outros, de forma a reduzir a quantidade de produtos descartados no meio ambiente. Com esta proposta, o departamento de Qualidade e a Comissão de Saúde Ambiental da Santa Casa de Piracicaba promovem amanhã (23) o Dia D de Descarte nas dependências do Hospital.
A ação ocorrerá no período das 9 às 15 horas, quando uma equipe estará na Área de Convívio dos Funcionários para receber os materiais descartados, que serão disponibilizados posteriormente por meio de uma exposição na área de lazer do Hospital. “Queremos intensificar conceitos baseados nos processos de seleção, organização, limpeza, bem estar e disciplina”, disse a enfermeira Terezinha Carvalho, presidente da Comissão de Saúde Ambiental.
Ela revela que poderão ser descartados mobiliários e materiais de escritório, a exemplo de papel, grampeador, telefone, caixas de som, fios, canetas, réguas, livros, revistas, informativos, pastas, cadeiras, mesas, armários, escadas, suporte de soro e bandejas, entre outros.
Na análise de Daniela Zarbetti, coordenadora do Departamento de Qualidade Hospitalar, ações deste tipo melhoram o ambiente de trabalho em relação ao espaço, organização e identificação do setor. “Como ocorre em nossas casas, devemos manter nosso ambiente de trabalho limpo, leve e harmonioso e o grande inimigo para que isso não ocorra é o acúmulo de coisas inservíveis ou desnecessárias para o momento”, explicou Daniela, justificando o estímulo ao descarte inteligente.
Segundo ela, o Dia D também tem como foco o não desperdício de materiais que, além de minimizar custos, propõem o uso apenas do que é necessário. “É preciso ter um olhar crítico do setor e, neste aspecto, o Dia do Descarte é uma prática necessária e periódica que devemos cultivar em nossas vidas e em nosso local de trabalho”, disse Daniela.
Ela ressalta a necessidade de que cada um faça a sua parte no processo de promoção da sustentabilidade do planeta e lembra que, neste contexto, o Dia D será precedido do plantio de uma nova árvore nas dependências da Santa Casa, representando a solidificação da Comissão de Saúde Ambiental na Instituição.
*Informações Santa Casa de Piracicaba