Fone: (11) 3242-8111 Fax: (11) 3112-0554 | Endereço: Rua Libero Badaró, 158 – 6º andar – São Paulo – SP

Santa Casa recebe avaliação da Acreditação Plena - ONA 2
09/10/2015

Em setembro a Santa Casa recebeu a visita de avaliadores do IQG – Instituto Qualisa de Gestão, que é uma Instituição Acreditadora Credenciada pela ONA, órgão vinculado ao Ministério da Saúde, que aprovaram a manutenção da certificação como Acreditado Pleno – ONA 2 do hospital, com validade até dezembro de 2016.

O processo de avaliação verifica se a instituição estabelece mecanismos de controle para os processos estratégicos e de apoio, gerencia o desempenho desses processo, estabelece programa de educação continuada, estabelece grupos de melhoria de processos e possui sistemática de análise crítica implantada.
 
Todos os setores do hospital foram avaliados e atenderam os requisitos obrigatórios exigidos pela ONA que envolvem avaliação em processos e gestão, segurança do paciente e gestão de resultados.
 
Os pontos fortes apontados pela equipe técnica foram a participação em cursos de Lean, a disponibilização de capitações em vídeos para colaboradores, o Sistema de Imagens – PACS e a humanização no cuidado com o paciente queimado.
 
A Santa Casa objetiva alcançar a certificação Acreditado com Excelência, que tem como princípio a “excelência em gestão”. Uma organização acreditada com excelência atende aos níveis 1 e 2, além dos requisitos específicos de nível 3. 
 
Sobre a Acreditação Nível 2
 
Em 2006 a Santa Casa de José dos Campos recebeu a Certificação da Organização Nacional de Acreditação (ONA) pela primeira vez, se tornando a primeira Santa Casa do Estado a conseguir esta conquista.
 
Esta conquista só aconteceu graças à dedicação de todos os funcionários da Santa Casa de São José dos Campos, que no dia a dia participam ativamente das campanhas, cursos e palestras em prol da capacitação e atualização profissional.
 
 *Informações Santa Casa de São José dos Campos