8º Seminário Femipa começa nesta quarta e debate alternativas para a crise
8º Seminário Femipa começa nesta quarta e debate alternativas para a crise
21/10/2015
A situação de subfinanciamento da saúde e a necessidade de buscar alternativas para o financiamento do Setor vai ser debatida durante o 8º Seminário Femipa, que começa nesta quarta-feira (22) e vai até o dia 23 de outubro, em Curitiba. Com o tema “Todos Unidos pela saúde da população”, esta edição do evento, realizado pela Federação das Santas Casas de Misericórdia e Hospitais Beneficentes do Estado do Paraná (Femipa), também pretende promover o debate sobre a judicialização da Saúde, novos modelos de contratação e remuneração de serviços, entre outros. Já as salas temáticas terão foco na enfermagem, em recursos humanos e na gestão hospitalar. O evento vai acontecer na Associação Médica do Paraná, em Curitiba (PR).
O presidente da CMB, Edson Rogatti, será um dos palestrantes do painel “O Setor Hospitalar continua em crise! Todos em busca de alternativas para ampliar o financiamento do setor e garantir o atendimento à população”, que abre o Seminário. Ele deve apresentar dados sobre a dívida das Santas Casas e falar sobre o apoio que a CMB tem recebido dos senadores, que têm garantido que a Saúde não seja esquecida na pauta política do País.
Na sexta-feira, o diretor-geral da CMB, José Luiz Spigolon, participa do painel “Novos Modelos de Contratação e Remuneração de Serviços”, explicando a Política Nacional de Atenção Hospitalar (PNHOSP) e a necessidade de adequação dos hospitais à norma; e a aplicabilidade da Lei 13.019, que rege os convênios entre Governo e Organizações Sociais de Entidades Civis, inclui a Saúde em seu escopo e ainda trata do uso das emendas parlamentares. A Lei deve ser alterada pela Medida Provisória 684, que está sendo debatida na Câmara dos Deputados e deve ter o relatório final votado na próxima terça-feira (27).
Programação científica
Serão três salas temáticas, das 08h30 às 12h30, em cada um dos dias. No dia 22, os temas tratados serão “Enfermagem – formação, qualificação e turnover”; “Recursos humanos – as políticas que impactam na gestão de pessoal”; e “Gestão Hospitalar”. No dia 23, os assuntos serão “Transposição de receitas de Mat/Med para diárias e taxas”; “A visão do controle social do setor da Saúde no Paraná”; e “Hotelaria hospitalar – trabalhando em sintonia para atender ao paciente”.
Na parte da tarde, o Seminário terá painéis no grande auditório. A primeira palestra, na quinta-feira, será “O setor hospitalar continua em crise! Todos em busca de alternativas para ampliar o financiamento do setor e garantir o atendimento à população”. Em seguida, os presentes poderão acompanhar o tema “Parcerias: políticas e programas federais, estaduais ou municipais que impulsionam melhorias na cobertura do atendimento, na segurança, na qualidade e no valor dos serviços prestados”. Antes do coquetel de confraternização, o último painel do dia vai abordar “A judicialização da Saúde – causas, critérios e consequências”.
Na sexta-feira, último dia do evento, além dos três painéis os presentes poderão participar de um sorteio de prêmios e um coquetel de encerramento. O primeiro assunto do dia será “Novos modelos de contratação e remuneração de serviços”. Em seguida, o painel trará o tema “As intervenções que promovem a gestão baseada em evidências, a implementação da inovação e melhoria operacional dos hospitais”. Para finalizar, o assunto será “Causas e consequências da mudança organizacional e de financiamento com inovação em saúde pública para atender às novas demandas (indicadores, patologias, perfil da população e novos tratamentos).
Este ano o Seminário também realiza dois eventos simultâneos - o 1º Fórum de Direito da Saúde da Revista Brasileira de Direito da Saúde (RBDS) e o 1º Fórum de Tecnologia da Informação em Saúde. O objetivo é atingir novos públicos e garantir aos profissionais dos hospitais o acesso à informação atualizada e específica.
Ainda como parte da programação do evento, o 8º Seminário Femipa vai realizar a segunda edição do Encontro de Assessores de Comunicação da Femipa e receberá o “Parlons Santé”, fórum promovido pela Câmara de Comércio França Brasil (CCFB - Comissão de Saúde) e FAE Business School.
“A programação ampla certamente vai beneficiar os profissionais dos diferentes setores dos hospitais de forma complementar e enriquecedora. Participar desse evento é ter acesso a um conteúdo atualizado e de qualidade, tudo para melhorar os processos dos nossos hospitais e garantir um ótimo atendimento à população”, reforça dr. Luiz Soares Koury, presidente da Femipa.
O evento tem co-realização da Unimed-PR, patrocínio da Itaipu Binacional, Apoio Cotações, MV e Taisei e co-patrocínio de Wareline, Bionexo, Air Liquide e Sismatec. O 8º Seminário Femipa também terá o apoio de Niwa Advogados, Formathos e Dinatec, além do apoio institucional da AMP, CPES-Unifespe, Universidade Positivo, CCFB, FAE, CMB e Sindhosfil. Para mais informações e inscrições, acesse o hotsite do evento: www.seminario.femipa.org.br.