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Encontro da Santa Casa de Marília define planejamento estratégico para novo triênio
26/11/2012

Sob consultoria especializada, a Santa Casa de Marília começou a definir o planejamento estratégico para os próximos três anos. Reunião na tarde desta terça-feira, 20, no Alves Hotel, encerrou a primeira etapa do trabalho. O encontro contou com mais de 50 pessoas, entre diretores, médicos, coordenadores e funcionários envolvidos em atividades de gerência. O saldo será um novo plano de ações, que vai contribuir para o desenvolvimento do hospital no próximo triênio. 

 
O planejamento estratégico, na prática, é um “manual” que estabelece metas e meios para promover o desenvolvimento econômico e social de uma instituição, em um determinado período. É uma oportunidade para rever os referenciais da instituição como missão, visão e valores corporativos. 
 
Para a superintendente da instituição, Kátia Ferraz Santana, a ideia é que todos sejam ouvidos e participem, inclusive, da revisão do organograma, e da “elaboração das estratégias para fortalecer a vocação da Santa Casa, reforçar suas potencialidades e superar os desafios”. 
 
Kátia, que já atuou no desenvolvimento de planos anteriores, explica que esse tipo de ferramenta é fundamental. “Nessa primeira etapa estamos coletando informações de todos os setores, para eleger prioridades e estabelecer metas concretas”, explica. 
 
O provedor da Santa Casa de Marília, Milton Tédde, que soma mais de 50 anos de experiência em administração, já esteve à frente de organizações com e sem planejamento estratégico. Ele afirma que a grande diferença é o compartilhamento dos problemas e das soluções. “Certas decisões poderão ser tomadas sem que seja necessário recorrer a provedoria. O plano dá um norte para a administração e isso facilita muito o trabalho de todos”, afirma.
 
Para orientar o trabalho, a direção convidou o médico pediatra e sanitarista Giovani di Sarno, um dos maiores especialistas do país. Ele já implantou planejamentos estratégicos em mais de 30 instituições, dirigiu grandes hospitais e atualmente é o responsável pelo programa de revitalização dos hospitais filantrópicos, desenvolvido pela Faculdade de Medicina de São Paulo, em parceria com uma empresa do setor de energia.
 
O especialista destaca a urgência de uma nova cultura na administração, mais comprometida com o diálogo, a participação e o planejamento. “Esse tipo de trabalho é fundamental. Não é mais possível gerir com eficiência, principalmente instituições de saúde que enfrentam várias dificuldades, sem planejar e ouvir a todos”, afirma. 
 
Uma nova rodada de reuniões será feita entre os dias 04 e 05 de dezembro, para concluir o trabalho. O documento final, que será submetido à aprovação da diretoria, vigora a partir de 2013.
 
Em números – Segundo maior complexo de saúde da região de Marília, a Santa Casa é referência em atendimento pelo SUS (Sistema Único de Saúde) para uma região com 62 municípios (DRS-IX). São cerca de 900 colaboradores diretos, corpo clínico com mais de 350 médicos e um índice de serviços prestados pela rede pública superior a 70%. Os ambulatórios de especialidades, onde são feitos atendimentos sem internação, movimentam milhares de pessoas por mês. Somente nos seis primeiros meses desse ano, foram abertas 60.983 fichas de atendimento, um aumento de 8,68% em relação ao primeiro semestre de 2011.