Sala de Parto é remodelada com recurso arrecadado em Festa
21/10/2015
Mais uma vez a solidariedade da população contribui para melhorias estruturais da Santa Casa de Misericórdia de Santa Cruz. O último setor beneficiado foi a Sala de Parto. Com o dinheiro arrecadado com a venda dos produtos durante a Festa Julina, promovida pelos funcionários no CCI (Centro de Convivência do Idoso), na Vila Fabiano, foi possível remodelar o setor com a reforma do piso, pintura das paredes, máquinas, macas e mesas, além da construção de prateleiras e aquisição de novos itens para armazenar os insumos como caixas e potes.
Além da Festa Julina também foi realizada rifa do Dia dos Pais com sorteio de uma cesta. Ao todo foram arrecadados R$ 1.586,50.
“No momento de crise é necessário ter criatividade e agir em equipe para conseguir proporcionar maior conforto aos pacientes”, ressalta a enfermeira da maternidade, Jacqueline Aparecida Ribeiro Lubatsch.
Segundo a enfermeira com a sobra no caixa, o próximo passo será renovação da Sala de Admissão Maternidade, onde as gestantes são avaliadas antes da internação ou para serem liberadas para casa.
A Sala de Parto está em funcionamento há dois meses. Até então os partos normais eram realizados no centro cirúrgico, desta forma não era possível a participação de acompanhantes, o que é previsto por lei.
“Com a nova sala já tivemos partos maravilhosos, inclusive com o pai cortando o cordão umbilical da criança. Praticamente todos os partos contam com acompanhantes”, conta a Jacqueline.
Com a presença de acompanhante, a mãe se sente mais segura, menos estressada e o ambiente se torna mais humanizado.
Já as cesarianas são realizadas no centro cirúrgico, onde não é possível a presença dos escolhidos pelas mães, pelo alto risco de infecção e contaminação.
Por isso é meta do hospital é a construção do centro obstétrico com sala para cesáreas e reanimação neonatal que atualmente também ocorre no centro cirúrgico.
A Santa Casa já conta inclusive com projeto parta construção do espaço. O hospital busca agora parceria para execução da obra. “Será um ganho imenso para os pacientes. Contamos com a colaboração do empresariado”, enfatiza a enfermeira.
Em média são realizados 73 partos por mês na Santa Casa, destes 26 normais e 47 cesáreas. A redução do número de cesáreas também é objetivo do hospital, tendo em vista que isto é utilizado como prerrogativa pelo Ministério da Saúde para encaminhamento de verbas.
*Informações Santa Casa de Santa Cruz do Rio Pardo