Fone: (11) 3242-8111 Fax: (11) 3112-0554 | Endereço: Rua Libero Badaró, 158 – 6º andar – São Paulo – SP

Santa Casa de Marília participa de ação de prevenção ao câncer de mama
22/10/2015

Um programa criado pela empresa Azul Linhas Aéreas, com apoio do Instituto Laço Rosa, realiza em Marília uma ação efetiva de prevenção ao câncer de mama, na programação do Outubro Rosa. Cerca de 100 funcionárias da Santa Casa de Marília passaram por consulta médica, visando acompanhamento preventivo à doença. Na segunda etapa, ainda este mês, mais 100 mulheres serão atendidas. Após conclusão das consultas, 50 passarão por exames de mamografia.
 

Carolina Constantino, gerente de Comunicação, Cultura e Responsabilidade Social da companhia aérea, afirma que a empresa apoia a causa há anos. Em 2009, duas aeronaves foram totalmente pintadas de rosa, em alusão à campanha. A experiência teve tanto sucesso que a cor diferenciada foi mantida nos dois aviões. 
 
Ela explica que o mutirão realizado no hospital mariliense é um projeto piloto e nos próximos anos poderá ser levado para outras cidades. “Nosso objetivo foi ampliar e intensificar nossas ações, participar efetivamente do Outubro Rosa com alguma campanha de atendimento”, disse Carolina.
 
As consultas das funcionárias estão sendo realizadas pelos médicos Carlos Giandon (mastologista) e Léo Pastori (cirurgião plástico), que fazem parte da equipe multiespecializada do COM (Centro de Oncologia de Marília), instalado na Santa Casa e referenciado para atenção oncológica a mais de 60 municípios da área da DRS IX (Departamento Regional de Saúde), por meio do SUS (Sistema Único de Saúde).
 
A importância da mobilização realizada por médicos, voluntários, empresas e gestores de saúde pode ser demostrada por depoimentos como o da auxiliar de enfermagem Alcênia dos Santos Valério Silva, 62, também funcionária da Santa Casa.
 
Ela enfrentou o câncer de mama em duas ocasiões. O primeiro foi descoberto em 2000 na mama esquerda. O segundo nódulo surgiu 11 anos depois na mama direita. “Descobri durante um autoexame.

Mas a doença foi constatada mesmo com a mamografia. Passei por várias sessões de radioterapia e quimioterapia e venci a doença. Essas ações são muito importantes para conscientizar as mulheres, pois o câncer de mama é uma doença muito silenciosa”, alerta.
 
A enfermeira Terezinha da Silva Batista, funcionária do hospital atendida durante a triagem, conta que nunca houve nenhum caso na família, mas pela experiência como profissional de saúde e pela informação que sempre recebe nas campanhas, não abre mão da prevenção. “Faço mamografia anualmente, não me arrisco. O profissional de saúde precisa ser consciente da necessidade de se cuidar”, afirma.
 
ASSISTÊNCIA
 
A Santa Casa de Marília está entre as principais instituições do interior de São Paulo no atendimento oncológico. São oferecidas consultas e tratamento especializado, incluindo quimioterapia e cirurgias para mulheres diagnosticadas com o câncer de mama. Em média, 85% dos atendimentos são realizados pela rede pública.
 
A instituição atua em nível hospitalar, após o atendimento oferecido pela rede básica de saúde, onde a maioria das mulheres com câncer de mama já recebem o diagnóstico da doença. Nas unidades de oncologia clínica e cirúrgica da Santa Casa, as pacientes contam com médicos especialistas e enfermeiros, além de corpo funcional multidisciplinar com profissionais das áreas de psicologia, nutrição e fisioterapia, entre outras áreas. 
 
A Santa Casa apoia o voluntariado, por meio da diretoria de Desenvolvimento e Gestão Institucional, e cede espaço em suas instalações para os encontros quinzenais do grupo “Amigos do COM”, formado por pacientes, ex-pacientes, familiares e profissionais de saúde.

AÇÃO ROSA
 
No próximo dia 24 (sábado), a partir das 09h, será realizada a Caminhada Outubro Rosa, com saída em frente a Emdurb (Empresa de Desenvolvimento Habitacional e Urbano), na avenida das Esmeraldas. 
 
A organização é dos funcionários da Santa Casa de Marília (setores de hotelaria e serviço social). Não é necessário fazer inscrição. Basta comparecer sozinho ou em grupo, preferencialmente vestido de rosa. 
 
A caminhada seguirá até o Espaço Cultural, na avenida Sampaio Vidal, onde será realizada a segunda edição da “Ação Rosa”, com apoio da Prefeitura de Marília. No ano passado, o evento organizado pela Santa Casa aconteceu no Poliesportivo Tatá, na zona sul. 
 
No espaço está previsto o sorteio de brindes, orientação e distribuição de material informativo sobre o câncer de mama, stand de maquiagem da Avon, cabeleireiros do Instituto Embeleze, música ao vivo e profissionais de educação física. A entrada é franca.

*Informações Santa Casa de Marília