Fone: (11) 3242-8111 Fax: (11) 3112-0554 | Endereço: Rua Libero Badaró, 158 – 6º andar – São Paulo – SP

Santa Casa de Jahu iniciou ambulatório de acompanhamento de recém-nascido prematuro
05/11/2015

A Santa Casa de Jahu implantou recentemente atendimento ambulatorial de acompanhamento de recém-nascidos prematuros, em parceria com a Prefeitura Municipal. Após o recém-nascido ter alta da UTI começa a frequentar semanalmente o ambulatório de acompanhamento até atingir peso adequando para o seu desenvolvimento. De acordo com dados do Ministério da Saúde, apresentados pelo Gestar (Ambulatório de Gestação de Alto Risco da Santa Casa), a alta tecnologia e os cuidados na Unidade de Tratamento Intensivo Neonatal têm garantido maior sobrevida a este grupo de pacientes.

No entanto, a incidência de morbidades crônicas que prejudicam o crescimento e os atrasos de neurodesenvolvimento da criança não reduziram, o que justifica a determinação do órgão federal para a implantação de um acompanhamento como extensão dos cuidados da UTI.

“Há a necessidade de acompanhar de forma estruturada estes pacientes, a fim de conhecer o perfil dos recém-nascidos que sobrevivem a UTI e melhor assisti-los, é o que nos recomenda o Ministério da Saúde”, afirmam os médicos Dra. Mirce M. da Mota Tamanini (Ginecologista) e Régis Cilia (Pediatra).
 

Em parceria com a Prefeitura, que disponibilizou médico pediatra, Dr. Régis Cilia, a Santa Casa iniciou o atendimento no ambulatório, em que os recém-nascidos prematuros passam a ter um acompanhamento mais detalhado com avaliação global de seu estado de saúde. A recomendação apresentada aos pais dos recém-nascidos de baixo peso é que a primeira consulta deve ser realizada após 48 horas da alta da UTI e deverão ser, no mínimo, uma vez por semana até a criança atingir 2,5 kg. Na sugestão de acompanhamento, o recém-nascido prematuro deve passar por avaliações psicológica, neuropediátrica, oftalmológica, fonoaudiológica, entre outras.
 
Para o Médico Pediatra da Santa Casa e Secretário Municipal de Saúde, Dr. Paulo Mattar, o acompanhamento dos recém-nascidos prematuros é muito valioso para o crescimento sadio. “Cria-se um vínculo com a criança com os cuidados médicos mais próximos, contribuindo para o crescimento do ponto de vista natural e desenvolvimento neuropsicomotor”, disse.

*Informações Santa Casa de Jahu