Santa Casa de Jahu iniciou ambulatório de acompanhamento de recém-nascido prematuro
05/11/2015
A Santa Casa de Jahu implantou recentemente atendimento ambulatorial de acompanhamento de recém-nascidos prematuros, em parceria com a Prefeitura Municipal. Após o recém-nascido ter alta da UTI começa a frequentar semanalmente o ambulatório de acompanhamento até atingir peso adequando para o seu desenvolvimento. De acordo com dados do Ministério da Saúde, apresentados pelo Gestar (Ambulatório de Gestação de Alto Risco da Santa Casa), a alta tecnologia e os cuidados na Unidade de Tratamento Intensivo Neonatal têm garantido maior sobrevida a este grupo de pacientes.
No entanto, a incidência de morbidades crônicas que prejudicam o crescimento e os atrasos de neurodesenvolvimento da criança não reduziram, o que justifica a determinação do órgão federal para a implantação de um acompanhamento como extensão dos cuidados da UTI.
“Há a necessidade de acompanhar de forma estruturada estes pacientes, a fim de conhecer o perfil dos recém-nascidos que sobrevivem a UTI e melhor assisti-los, é o que nos recomenda o Ministério da Saúde”, afirmam os médicos Dra. Mirce M. da Mota Tamanini (Ginecologista) e Régis Cilia (Pediatra).
*Informações Santa Casa de Jahu