Fone: (11) 3242-8111 Fax: (11) 3112-0554 | Endereço: Rua Libero Badaró, 158 – 6º andar – São Paulo – SP

IFSP de Votuporanga fará projeto de acessibilidade para a Santa Casa
09/11/2015

Estudos serão feitos pelos alunos, com o acompanhamento de professores e profissionais da área; todo o processo será sem custos, contemplando o Hospital por completo

 
Aula prática, conhecimento, experiência e solidariedade. Essa é a junção que os alunos do curso de Engenharia Civil do IFSP – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, unidade de Votuporanga, terão nos próximos meses por meio de uma parceria com a Santa Casa. Os estudantes, com o acompanhamento de professores e profissionais da área, montarão um projeto de acessibilidade sem custos, contemplando o Hospital por completo.
 
Os últimos detalhes foram definidos em uma reunião no dia 3 de novembro. Participaram o provedor do Hospital, Luiz Fernando Góes Liévana - Torrinha, o engenheiro civil do IFSP, Milton Cesar Brito, o gerente educacional do IFSP, Devair Rios Garcia, o supervisor de Logística da Santa Casa, Renato Parminondi e o fisioterapeuta do SESMT - Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho da Santa Casa, Fábio Luis Ferrari, que intermediou a parceria. Nessa sexta-feira, dia 6, os alunos já participaram de uma integração no Hospital e na próxima semana, terá início o cronograma de visitas e estudos.
 
Para a aluna do 2º ano do curso, Isabela Pietrobon, de 20 anos, a oportunidade será um diferencial em seu aprendizado. “Com o projeto poderemos adquirir mais experiência, principalmente, profissional. É uma forma de aprofundar o conhecimento, ter uma noção mais ampla da área e cuidar da comunidade, pois será uma melhoria para toda a população.”
 
O engenheiro civil do IFSP, Milton Cesar Brito, explica sobre o projeto. “Diante do que a Santa Casa é hoje, ele acompanha uma importância muito grande. A experiência poderá ser levada pelos alunos a mestrados e doutorados em países estrangeiros, além disso, já praticam a solidariedade em prol à entidade. O desafio será impactante, no entanto, todos estão empenhados e ansiosos com a proposta.”
 
O provedor da Santa Casa, Luiz Torrinha, destaca o gesto do Instituto. “Em nome da Diretoria quero agradecer essa parceria, que trará benefícios para todos os envolvidos, principalmente, aos usuários do Hospital. Visamos a melhoria contínua dos serviços ofertados aos quase 500 mil habitantes, de 53 cidades e uma proposta como essa caminha diretamente ao lado de nossas expectativas e políticas de humanização.”
 
A meta é trabalhar essas necessidades em todos os âmbitos, como os cadeirantes, gestantes, idosos, entre outros. Após a conclusão do projeto, que deve durar 1 ano, serão buscados recursos para a execução das adequações. O processo será acompanhado pelo SESMT, junto com os setores de Obras e Manutenção do Hospital. 

*Informações Santa Casa de Votuporanga