Fone: (11) 3242-8111 Fax: (11) 3112-0554 | Endereço: Rua Libero Badaró, 158 – 6º andar – São Paulo – SP

Médicos dermatologistas do HB atendem e conscientizam 600 pessoas em Dia de Combate ao Câncer de Pele
10/11/2015

Em ação para conscientizar a população sobre o câncer de pele, o Hospital de Base de Rio Preto e a Sociedade Brasileira de Dermatologia atenderam mais de 600 pessoas, no dia 7 de novembro, na Praça Rui Barbosa e no bairro Solo Sagrado. O evento fez parte das programações da campanha #Controleosol- Dia de Combate ao Câncer de Pele – uma  parceira entre as duas instituições, que acontece há 15 anos, para examinar e alertar a comunidade sobre os riscos do câncer de maior incidência no país e da importância do uso de protetores solares. 

 
De acordo com o INCA (Instituto Nacional do Câncer), cerca de mil e quinhentas pessoas morreram por causa de complicações oriundas do câncer de pele em 2014. Só no HB, são atendidas cerca de duas mil e oitocentas pessoas por ano.
 
Segundo o Dr. João Roberto Antonio, chefe do Departamento de Dermatologia da Funfarme/Famerp/Hospital de Base, o evento é essencial para que a população descubra, ainda nos primeiros estágios, qualquer trauma na pele que possivelmente se torne um câncer. “Nosso objetivo é diagnosticar pessoas com lesões de pele que, com o tempo, venham mudar de comportamento, coçar, doer e sangrar. Esses são os primeiros sinais de alerta.” Dr. João ainda afirmou que “quando descoberto no início, o câncer de pele tem índice de cura de quase 100%”. 
 
Pacientes com manchas e traumas de pele foram encaminhados a uma unidade básica de saúde para dar início ao tratamento. Esse foi o caso do aposentado Milton da Silva, de 70 anos. Como faz todos os sábados, Milton foi ao centro da cidade, se deparou com as tendas montadas e resolveu realizar a consulta. “Mesmo sem nenhum caso de câncer de pele na minha família, resolvi realizar o exame. Para minha surpresa, há algumas marcas que podem se tornar tumores. Com a consulta pude ficar ciente do problema e imediatamente ser encaminhado a uma unidade básica de saúde. Devo começar o tratamento em alguns dias. Parabenizo as instituições pela iniciativa”, disse o aposentado. 

*Informações Funfarme