Fone: (11) 3242-8111 Fax: (11) 3112-0554 | Endereço: Rua Libero Badaró, 158 – 6º andar – São Paulo – SP

Simpósio de Diabetes prossegue com concurso de culinária saudável na Santa Casa
11/11/2015

O IV Simpósio de Diabetes aberto na última segunda-feira, 9, pela Santa Casa de Piracicaba por intermédio do Programa de Saúde Inteligente, do Santa Casa Saúde,  prossegue a partir das 8 horas desta quarta, 11, na área de lazer  do Hospital, com  Oficina do Diabetes e Concurso de Culinária Saudável. Aberto ao público em geral, o evento se apresenta como novidade este ano, permitindo aos participantes expor seus dotes culinários quando o assunto é alimentação saudável.  
 

“Qualquer pessoa pode participar, basta comparecer com um prato já elaborado, que pode ser doce ou salgado", revela a enfermeira do Saúde Inteligente, Roberta Libardi. Ela explica que o prato deve ser preparado para ser uma pessoa portadora do Diabetes Mellitus. "Outro detalhe importante é que cada prato deverá estar acompanhado de sua respectiva receita, contendo todos os ingredientes e o modo de preparo”, orienta.
 
Segundo ela, os pratos serão avaliados por uma comissão julgadora que levará em consideração aspectos relacionados à aparência, cor, odor, textura e, sobretudo, à qualidade nutricional dos pratos. "O intuito é incentivar as pessoas a elaborarem pratos que o diabético possa comer sem precisar se isolar de eventos sociais e festas familiares", disse Roberta, enaltecendo a caráter apetitoso e padrão nutricional da receita. "O melhor prato será premiado ao final do concurso", lembra.
 
Para a administradora da Santa Casa, Vanda Petean, este é mais um incentivo que a Instituição oferece no sentido de proporcionar mais qualidade de vida a portadores do diabetes.

"A mudança no estilo de vida por meio de uma alimentação saudável e atividade física regular pode evitar a manifestação da doença, que é crônica, não tem cura e, quando não tratada corretamente, pode gerar complicações graves ao paciente, como cegueira, doença renal crônica, amputações de membros, impotência no homem, infecções repetitivas, infarto agudo do miocárdio e acidente vascular cerebral, entre outras", exemplifica Vanda.
 
*Informações Santa Casa de Piracicaba