Setor de radiologia da Santa Casa registra recorde de mamografias
19/11/2015
O balanço do Outubro Rosa na Santa Casa de Misericórdia de Santa Cruz foi bastante positivo. No último mês foram registrados 549 exames no setor de radiologia do hospital, enquanto a média mensal não passa de 180. Até o final de novembro a intenção é chegar a mil mamografias, sendo que apenas na primeira quinzena do mês já foram 340 concluídas.
Em cinco dos exames realizados em outubro foram detectados bi rads 5-indícios de tumores. As pacientes foram encaminhadas para Secretaria Municipal da Saúde que agenda médico mastologista para início do tratamento.
O responsável pelo setor de radiologia, Lourival Peireira Heitor, espera que as mulheres tenham se conscientizado sobre a importância do exame e disponibilidade do atendimento gratuito.
Mulheres com idade acima de 50 anos devem procurar o setor munidas do cartão do SUS para agendamento de horário e realização do procedimento totalmente gratuito. O procedimento é possível através do programa Mulheres do Peito.
Estatísticas apontam que se diagnosticado em estágio inicial o câncer de mama tem 90% de chances de cura, ainda assim a doença é uma das principais causas de morte das mulheres.
Apesar de toda a informação disponível a meta de exames determinada para Santa Cruz não é cumprida. De acordo com a população feminina no município, por mês deveriam ser realizados 320 exames, no entanto, apenas 180 são registrados.
As mulheres com idade inferior a 50 anos que sentirem algo diferente nas mamas, durante o auto-exame, como caroços, também devem procurar o posto de saúde ou agente de saúde para agendamento do exame.
O setor de radiologia funciona de segunda a sexta-feira das 7h às 18h. Aos sábados, domingos e feriados são realizados plantões.
*Informações Santa Casa de Santa Cruz do Rio Pardo
*Informações Santa Casa de Santa Cruz do Rio Pardo