Fone: (11) 3242-8111 Fax: (11) 3112-0554 | Endereço: Rua Libero Badaró, 158 – 6º andar – São Paulo – SP

Santa Casa de Marília recebe recursos para completar aquisição de camas elétricas
01/12/2015

Usuários do SUS (Sistema Único de Saúde) internados na Santa Casa de Misericórdia de Marília contarão com mais conforto. O Ministério da Saúde liberou R$ 200 mil para aquisição de 20 camas elétricas, para atualização mobiliária da Ala D, setor do hospital que conta com 43 leitos de atenção exclusiva ao paciente da rede pública. 
 

A emenda parlamentar, indicada no orçamento da União pelo deputado federal Mendes Thame (PSDB), também irá garantir a compra de uma serra cirúrgica de externo. Os recursos já foram liberados e o próximo passo será a elaboração e publicação do edital para cotação e compra dos equipamentos. O processo para aquisição é feito de forma conjunta pelo setores de engenharia clínica e captação de recursos do hospital. 
 
A superintendente da Santa Casa de Marília, Kátia Ferraz Santana, reitera que o investimento do Fundo Nacional de Saúde é carimbado, ou seja, está vinculado ao projeto cadastrado pelo hospital. “As instituições beneficiadas com as emendas não podem fazer redirecionamento do recurso, por exemplo, adquirindo insumos, pagando energia elétrica ou funcionários. O Poder Público já estabelece que o objetivo dessa fonte é atualizar os equipamentos”, reiterou.
 
Em 2013, após a reforma completa da Ala D, o setor teve 30 camas substituídas por modelos elétricos. O leito é dotado de um sistema articulado e com controle remoto, para dar ao paciente a posição mais confortável ou necessária de acordo com a indicação médica. As 20 unidades que serão adquiridas vão concluir a atualização da ala e também poderão atender outros setores de internação que recebem usuários do SUS.
 
Com a substituição gradual, alguns pacientes ainda utilizam o modelo com ajustes manuais. Foi o caso do representante comercial Anselmo Duarte Atanaka, 53 anos, morador em Paraguaçu Paulista (70 km de Marília). Ele sofreu um infarte no último dia 09 e precisou passar por uma cirurgia para implantação de ponte de safena na Santa Casa de Marília.
 
Na primeira noite de internação, dormiu em uma cama tradicional. Com a vacância do leito ao lado, foi transferido para a cama elétrica. “Não tem nem comparação. É muito mais confortável. Eu penso que, pela situação, a gente já fica incomodado. Ninguém gosta de ficar em hospital, mas se a cama é boa, pelo menos a gente descansa melhor”, afirma.
 
Ele conta que ficou impressionado com a eficiência, prestatividade e qualidade do atendimento pelo SUS na Santa Casa. “Para mim, foi 100%. Não tenho do que reclamar. O problema da saúde no Brasil não é nos 'hospitais grandes', quando o paciente já está numa situação grave. O problema é no atendimento básico, onde não dão atenção e a gente não tem acompanhamento correto”, avaliou.
 
A diretoria agradeceu o empenho do deputado federal Mendes Thame, bem como do diretório local da legenda, que sempre atua de forma conjunta à diretoria para sensibilizar os parlamentares da legenda e mostrar a relevância da Santa Casa para a saúde na região.
 
O provedor da Santa Casa, empresário Milton Tédde, lembrou visita do parlamentar à instituição. “Recebemos o Thame há cerca de um ano, explicamos como funciona o hospital e porque precisamos tanto destes recursos e da bancada de São Paulo na Câmara Federal. O deputado foi muito solícito e exerceu sua responsabilidade como homem público”, disse o dirigente do hospital.
 
Como instituição filantrópica, a Santa Casa é referenciada pelo SUS (Sistema Único de Saúde) em alta complexidade e média complexidade. Realiza cirurgias e procedimentos especializados nas áreas de cardiologia, ortopedia, oncologia, entre outras especialidades.
 
Em nefrologia, a Santa Casa presta atendimento diário na hemodiálise e diálise, além de transplantes renais. Conta com serviços referenciados no setor de hemodinâmica, atendendo, inclusive, as urgências e emergências cardiológicas pelo SUS mediante encaminhamento pelo Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) e Corpo de Bombeiros.

*Informações Santa Casa de Marília