Fone: (11) 3242-8111 Fax: (11) 3112-0554 | Endereço: Rua Libero Badaró, 158 – 6º andar – São Paulo – SP

Santa Casa promove ação de combate ao sedentarismo
02/12/2015

Movimento lançado ano passado pela ANS transformou o primeiro domingo de dezembro em Dia de Atenção à Qualidade de Vida

O primeiro domingo de dezembro entrou para o calendário oficial da ANS (Agência Nacional de Saúde) como o Dia em Atenção à Qualidade de Vida na saúde suplementar. Este será o segundo ano oficial do evento e, no próximo dia 6 de dezembro, a Santa Casa de Piracicaba, através do Centro de Prevenção e Promoção da Saúde do Santa Casa Saúde,  ajudará a impulsionar o 'Movimento de Combate ao Sedentarismo', com ações abertas ao público no período das 7h30 as 11h30, na Área de Lazer da Rua Porto. 
 
A enfermeira Terezinha Carvalho, do Saúde Inteligente, lembra que as atividades começam às 7h30 com lian gong (ginástica chinesa). Às 8h30 haverá caminhada, seguida de macroginástica às 9 horas e alongamento às 10 horas. "Durante todo o período, entretanto, haverá uma equipe para a realização de massagem relaxante, a quick massage", revela a enfermeira, lembando que a expectativa é reunir  mais de 250 pessoas durante as atividades.

"Empresas parceiras e academias da cidade estão convidadas a se juntar a nós e integrar esse esforço coletivo em pról da qualidade de vida  ao mesmo tempo em que divulgam seus trabalhos", disse, indicando o telefone (19) 3434.5959 para informações sobre como participar.
 
Segundo ela, pesquisa divulgada em junho pelo Ministério do Esporte revelou que o sedentarismo atinge quase metade da população brasileira. Chamado de Diagnóstico Nacional do Esporte, o estudo apontou que 45,9% dos brasileiros, o equivalente a 67 milhões de pessoas, não realizam nenhuma atividade física. 
 
O superintendente do Santa Casa Saúde, Ruy Nogueira Costa Filho, explica que, além de atingir órgãos vitais como coração, rins e cérebro, o sedentarismo impacta diretamente na saúde dos músculos e ossos que, sem uso adequado para o seu fortalecimento, se tornam mais frágeis até se atrofiarem e perderem a flexibilidade.
 
Segundo ele, ficar sem se exercitar pode causar vários tipos de doenças, principalmente aquelas ligadas ao sistema cardiovascular. Obesidade, pressão alta, diabetes, aumento do colesterol, infarto, derrames, depressão e doenças articulares são alguns exemplos de patologias mais incidentes no indivíduo sedentário.
 
Por estas razões, a Agência Nacional de Saúde Suplementar tem estimulado as operadoras de plano de saúde a se empenharem em uma mobilização contra o sedentarismo junto aos seus beneficiários, levando  o Santa Casa Saúde a abraçar esta causa ao reconhecer que a prevenção é o melhor caminho para manter a saúde em dia. 
 
“O evento tem relevância em nível nacional e acontece com a proposta de sensibilizar a sociedade sobre a importância de hábitos saudáveis para a melhoria da qualidade de vida e prevenção de doenças, em especial as doenças crônicas como diabetes, câncer, cardiopatias e doenças respiratórias,  responsáveis por 70% das mortes no país", disse Ruy Nogueira. Para ele, eventos como estes são essenciais para estimular as pessoas a adotarem um estilo de vida saudável. 

BOX
 
Você é sedentário? Acompanhe algumas dicas e mude seu estilo de vida
 
Prepare o corpo. Pela manhã, ainda na cama, experimente alongar seu corpo, espreguice, estique, alongue. Comece praticando a atividade por 20 minutos, três vezes por semana, durante duas semanas. Na terceira semana, aumente para 30 minutos por dia, quatro vezes por semana. Como complemento, faça exercícios com pesos leves e alongamento. Use roupas e calçados adequados, que proporcionem conforto e proteção ao mesmo tempo. Esteja hidratado antes, durante e após a prática de qualquer atividade física. Caso apresente qualquer problema de saúde durante um exercício, procure orientação médica.      
    
Benefícios:
 
Perda de peso - Exercício físico é fundamental para ajudar na eliminação dos quilos a mais, assim como para manter o peso.
Longe de doenças crônicas - A atividade física regular ajuda a prevenir várias doenças crônicas, diminui as taxas do colesterol ruim, ajuda a controlar a pressão arterial e o diabetes tipo 2. Além disso, melhora a circulação sanguínea, previne a osteoporose e alguns tipos de câncer.
 
Energia - Quanto mais ativo, mais ânimo e disposição. A atividade física aumenta a oferta de nutrientes e oxigênio no sangue, regulando o sistema cardiovascular. Coração e pulmão trabalhando de forma mais eficaz aumentam a energia e melhoram a sensação de bem-estar.
 
Humor - O exercício físico ajuda a combater a depressão e a ansiedade, porque estimula várias substâncias químicas no cérebro, como a serotonina, ligadas ao prazer e ao bem-estar. 
Diversão - A atividade física pode e deve ser divertida e prazerosa. A questão é encontrar o esporte certo e não precisa ser nada sofisticado. O que importa é praticar com regularidade e obter satisfação.

*Informações Santa Casa de Piracicaba