Fone: (11) 3242-8111 Fax: (11) 3112-0554 | Endereço: Rua Libero Badaró, 158 – 6º andar – São Paulo – SP

Fehosp apoia projeto de Lei do Deputado Itamar Borges que torna permanente o programa Santas Casas Sustentáveis
03/12/2015

Nesta quarta-feira, 02 de novembro, o deputado Itamar Borges, presidente da Frente Parlamentar de Apoio às Santas Casas e Hospitais Filantrópicos, recebeu em seu gabinete o presidente da Fehosp, Edson Rogatti, e o assessor jurídico, Thiago Farina Matos.

 
O assunto abordado durante o encontro foi o Projeto de Lei 1302/2015, de autoria do deputado Itamar Borges, que torna permanente o Auxílio Financeiro às Instituições Filantrópicas - Santas Casas SUStentáveis.
 
Segundo Edson Rogatti, o projeto é muito importante para as instituições. “O Programa precisa se tornar Lei. Esse recurso é importante para que as santas casas encontrem o equilíbrio financeiro. Será a solução para grande parte das instituições do nosso Estado”, afirmou.
 
Atualmente, mais da metade dos atendimentos das Santas Casas são para o Sistema Único de Saúde (SUS). Os filantrópicos atendem 60% dos pacientes do SUS com câncer, 63% das quimioterapias e 68% das cirurgias. Seis em cada dez procedimentos cardiológicos do SUS são feitos pelas Santas Casas.
 
O projeto de lei tem por objetivo fortalecer a estrutura das Santas Casas que recebem pacientes do SUS com qualidade em atendimentos complexos no Estado, garantindo o bom funcionamento dos serviços em todo o Estado.
 
“As santas casas e hospitais filantrópicos são indispensáveis para o funcionamento do Sistema único de Saúde (SUS). Porém, as instituições são subfinanciadas e por isso acumularam dívidas impagáveis. O Projeto de Lei que apresentei na Assembleia Legislativa busca amenizar e em alguns casos até solucionar o problema financeiro enfrentado pelas instituições”, encerrou o deputado Itamar.
 
Campinas e região lançam Frentes Parlamentares
 
No dia 27 de novembro foi realizado em Campinas o grande encontro que oficializou a implantação das Frentes Parlamentares Pró Santas Casas e Hospitais Filantrópicos de Campinas e Região. Estiveram presentes vereadores das 20 cidades que compõem o Parlamento Metropolitano.
 
A Frente Parlamentar de Apoio às Santas Casas e Hospitais Filantrópicos da Assembleia Legislativa, presidida pelo deputado Itamar Borges, foi representada pela deputada Célia Leão.

*Informações Assessoria do Deputado Itamar Borges