Fone: (11) 3242-8111 Fax: (11) 3112-0554 | Endereço: Rua Libero Badaró, 158 – 6º andar – São Paulo – SP

Funfarme reúne cerca de 50 profissionais no Curso Itinerante da Sociedade de Nefrologia do Estado de São Paulo
15/12/2015

Cerca de 50 médicos e outros profissionais de saúde desfrutaram, nesta sexta-feira e sábado (11 e 12 de dezembro), de valiosas horas de troca de conhecimento proporcionadas pelo Curso Itinerante da Sonesp – Sociedade de Nefrologia do Estado de São Paulo, tendo como anfitrião a Funfarme – Fundação Faculdade Regional de Medicina de Rio Preto. 
 

A edição rio-pretense encerrou uma sequência de cursos promovidos pela Sonesp ao longo de ano em várias cidades do Estado fundamentais para pavimentar o caminho rumo ao objetivo proposto pelo atual presidente da Sociedade, Dr. Osvaldo Merege Vieira Neto. “Nós, da Diretoria, estamos muito felizes por constatar uma boa participação dos nefrologistas e outros profissionais em todos os eventos, o que demonstra que nossa gestão cumpre seu objetivo, a maior atenção e integração de todos no interior paulista”, afirmou Dr. Osvaldo.
 
Sob a coordenação do Dr. Emerson Quintino de Lima, nefrologista, coordenador da Residência Médica da Famerp/Funfarme e diretor da Regional 4 da Sonesp, o curso abordou temas atuais e relevantes da nefrologia, inclusive tendo como profissionais de especialidades e áreas diversas, como o cardiologista e engenheiro.

“A Sociedade tem a função de levar conhecimento às instituições de ensino. Para nós, da Residência Médica da Funfarme, é de grande relevância receber profissionais renomados para falar aos nossos alunos, médicos e profissionais da saúde da nefrologia de nossa instituição, assim como de nossa região” afirmou Dr. Emerson.
 
No primeiro dia do curso, foram debatidos assuntos relacionados à gestão administrativa e médica de unidades de tratamentos dialíticos, como a hemodiálise e a diálise peritonial, essenciais para a sobrevivência de pacientes que têm doenças renais crônicas. O ponto relevante foi demonstrar aos nefrologistas, profissionais da saúde da especialidade, alunos e residentes como gerir tais unidades em tempos de crise para a Saúde.
 
Após a abertura, feita pelo Dr. Emerson e pelo Dr. Osvaldo, a Gestão em Serviços de Diálise foi tema das palestras do Dr. Alan Fernandes Laurindo e do economista e consultor administrativo-financeiro Narciso Betti Borsaro, ambos do Serviço de Nefrologia de Ribeirão Preto. Cada qual, de acordo com sua formação e experiência, apresentou seu enfoque sobre a gestão.  
 
Em seguida, o presidente da Sonesp e coordenador-chefe da enfermaria de Nefrologia do Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto proferiu a palestra sobre Segurança do Paciente em Hemodiálise, traçando a trajetória do tratamento dialítico no país e ressaltou a importância e os trâmites necessários para a segurança do pacientes neste tipo de tratamento. Ao final, houve o sorteio de dois livros de Fisiologia Renal e entrega de brindes aos participantes.
 
O segundo dia iniciou com apresentação do Dr. Fernando Bruetto, cardiologista da Funfarme/Hospital de Base de Rio Preto, sobre o Efeito da Doença Renal na Evolução após Eventos Cardiovasculares, seguida por apresentação do Dr. Rodrigo Ramalho, também da Funfarme/HB, sobre Como Escolher o Método Dialítico em Pacientes com IRA. 
 
Em seguida, o Prof. Dr. Luiz Ayusso, da Faculdade de Medicina de Catanduva, falou sobre Atualização em Nefrolitíase. Ao final do Encontro, palestra de alto interesse, sobre Hemodiafiltração de Alto Volume, apresentada pelo Dr. Américo Lourenço Cuvello Neto, seguida por mais duas palestras do Dr. Osvaldo Merege, sobre Diálise Peritoneal, sendo a primeira sobre prescrição e adequação e a segunda sobre complicações.
 
“Em nome da Diretoria da Sonesp, devo ressaltar o alto nível dos cursos em Rio Preto, que sempre está ao nível de tudo que representa para a Nefrologia Paulista e Nacional”, conclui o presidente da Sonesp.
 
Encontro da Sonesp – 30 anos em prol do crescimento da nefrologia no Estado
 
Dr. Horácio José Ramalho, nefrologista, diretor-executivo da Funfarme e ex-presidente da Sonesp, reservou importantes minutos para lembrar aos participantes que, 30 anos atrás, São José do Rio Preto fazia história ao sediar o então 1º Encontro Nefrológico do Interior Paulista, exibindo fotos e a ata do evento. 
 
Realizado apenas quatro anos depois da fundação da Sonesp, o 1º Encontro, coordenador pelo Dr. Horácio, e edições futuras tiveram papel relevante para a integração dos nefrologistas do Estado de São Paulo. Hoje, em seu site oficial, a Sonesp reconhece que as “diretorias que foram formadas dentro do escopo de atuação da Sociedade seriam impulsionadas pela atuação crescente e dinâmica dos nefrologistas das cidades do interior paulista que, no ano de 1985, criariam o 1º Encontro”.
 
Após as três primeiras edições em Rio Preto, Sorocaba e Marília, o Encontro Nefrológico ganhou maior importância e dimensão estadual, mudando seu nome para Encontro Paulista, abrigando também posteriormente evento dedicado especialmente aos profissionais de enfermagem. 
 
Posteriomente, o Encontro do Interior Paulista se tornaria logo o segundo maior eventos científico da especialidade no Brasil, o Congresso Paulista de Nefrologia, atualmente reunindo profissionais de multiespecialidades.

*Informações Funfarme