Fone: (11) 3242-8111 Fax: (11) 3112-0554 | Endereço: Rua Libero Badaró, 158 – 6º andar – São Paulo – SP

Santa Casa de Votuporanga realiza 1.639 testes da linguinha em recém-nascidos
19/01/2016

Santa Casa de Votuporanga realiza 1.639 testes da linguinha em recém-nascidos

O teste da linguinha é um exame que possibilita diagnosticar e indicar o tratamento precoce das limitações dos movimentos da língua. Esse procedimento é importante para corrigir, o quanto antes, problemas que limitam a sucção da criança durante a amamentação e evita dificuldades na fala. A Santa Casa de Votuporanga dando sequência às ações em prol da população realizou só em 2015, 1.639 exames em recém-nascidos.

A fonoaudióloga da Instituição, responsável pelo serviço, Priscila Piassi Carboni, relata a importância do teste em recém-nascidos ainda na maternidade. “Detectar logo nos primeiros dias de vida a presença ou ausência de alteração no frênulo lingual, observando se há ”língua presa", é fundamental. A língua presa interfere diretamente na eficácia de funções básicas para a criança como, amamentação, alimentação e posteriormente, na fala.”

A supervisora de faturamento, Simone Aparecida da Silva, ressalta a importância de ter realizado o teste na filha quando nasceu. “Esse exame é bem simples e necessário, descartou qualquer dificuldade na fala e principalmente, na amamentação. Isso me deixou muito tranquila, porque amamentar um filho, é um plano que toda mãe faz durante a gravidez”.

No teste, o profissional examina com os dedos o movimento da língua e a posição do frênulo. Observa-se também a amamentação da criança, pois bebês que apresentam alguma alteração têm um número menor de sucção, pausas mais longas e um tempo maior de amamentação. O exame é obrigatório desde dezembro de 2014 por meio da Lei 13.002/2014.
 


Camila Chixaro de Souza - Assistente Comunicação