Serviços de Saúde participam do movimento Zika Zero
04/02/2016
Serviços de Saúde participam do movimento Zika Zero
Detalhes
Escrito por Lenir Camimura
Criado: 04 Fevereiro 2016
Última Atualização: 04 Fevereiro 2016
Os serviços de saúde públicos, privados e filantrópicos participam, nesta quinta-feira (04), das ações de mobilização para enfrentamento ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, febre chikungunya e o vírus Zika. O movimento, denominado #ZikaZero, foi iniciado pelo Governo Federal e pretende incentivar a limpeza local para eliminar possíveis focos do vetor.
Segundo o Ministério da Saúde, a ideia é que o conjunto de trabalhadores da saúde promova a ação em todas as instalações, assegurando que os ambientes de trabalho estejam livres do mosquito e garantindo, assim, a segurança de pacientes e seus acompanhantes. A iniciativa integra o eixo de mobilização do Plano Nacional de Enfrentamento ao Aedes e à Microcefalia.
A CMB ressalta que as ações devem ser permanentes e os hospitais devem estar engajados na limpeza dos locais. O Ministério da Saúde reforça que os estabelecimentos que não puderem realizar a ação nesta quinta-feira, que se programem para os próximos dias.
A ação conta com a participação não apenas da CMB e dos hospitais sem fins lucrativos, mas também da Federação Brasileira de Hospitais (FBH), a Confederação Nacional de Saúde (CNS), o Conselho Nacional dos Secretários de Saúde (Conass) e o Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems).
Os hospitais devem entrar nesta campanha com muita atenção. Confira as principais medidas sugeridas pelo Ministério da Saúde e faça sua parte!
CMB