Fone: (11) 3242-8111 Fax: (11) 3112-0554 | Endereço: Rua Libero Badaró, 158 – 6º andar – São Paulo – SP

CMB e Santa Casa de Itapeva se reúnem com o ministro da Saúde
03/03/2016

Os recursos do Ministério da Saúde devem acabar em setembro. A afirmação foi feita pelo ministro Marcelo Castro, durante reunião com a CMB e a Santa Casa de Itapeva (SP), nessa terça-feira (01). A audiência foi articulada pelo deputado federal Goulart (PSD-SP), que acompanhou o encontro, juntamente com o prefeito de Itapeva, Roberto Comeron.

O superintendente da Santa Casa, Aristeu de Almeida Camargo Filho, apresentou os pleitos da entidade ao ministro da Saúde, entre eles o credenciamento das unidades de assistência cardiovascular e hemodinâmica; e da regional de oncologia, além de pedir para fazer parte da rede de urgência e emergência e solicitar o incremento do Teto MAC e da hemodiálise.

A CMB argumentou com o ministro que a Santa Casa de Itapeva fica no sudoeste do Estado de São Paulo e está de 200 a 300km de distância dos grandes centros, sendo a única unidade de saúde da região. O incremento no teto financeiro da hemodiálise, por exemplo, permitiria o atendimento a mais 40 pacientes, além, dos 162 já atendidos pelo hospital. Mesmo tendo condições estruturais para dar mais assistência à população, sem o credenciamento, o número de atendimentos não pode ser estendido.

O ministro Marcelo Castro ouviu os pleitos, mas disse que, infelizmente, o orçamento da Saúde não permite que as demandas sejam atendidas. O superintendente da Santa Casa afirmou que a resposta do ministro foi desanimadora e disse que a instituição vai precisar enxugar e diminuir a assistência e o atendimento, inclusive das urgências, para não correr o risco de falir.


Escrito por Lenir Camimura