Eugênio Villaça – Consultor em Saúde Pública confirma presença no 25 Congresso.
11/03/2016
O jornal Novo Rumo conversou com exclusividade com o consultor em Saúde Pública em Belo Horizonte (MG), Eugenio Villaça Mendes, que irá participar da mesa redonda ‘O sistema de saúde: gestão além da tabela, no dia 4 de abril. Confira:
O que abordará em sua palestra?
Será uma oportunidade de discutir sobre os principais problemas do sistema de saúde no Brasil nos campos do modelo de gestão, de atenção à saúde e de financiamento.
O que o senhor acha de eventos como este?
A conjuntura atual de crise econômica e política, com seus reflexos no sistema de saúde, tornam imperativa a busca de saídas que devem ser buscadas com inovações. Ou seja, além de importante, este evento é muito oportuno.
Como o senhor avalia a saúde brasileira atualmente?
O sistema de saúde brasileiro, tanto o SUS como o de saúde suplementar, vive uma crise estrutural que é agravada pela difícil conjuntura econômico-social vigente. As transições demográfica, nutricional, tecnológica e epidemiológica, profundas e aceleradas, levaram a uma situação de tripla carga de doenças em que convivem as doenças infecciosas e as causas maternas e perinatais, as causas externas e as doenças crônicas. O sistema fragmentado de saúde, não é capaz de enfrentar com efetividade, eficiência e qualidade os desafios colocados por essa situação de saúde. É necessário superar a fragmentação desse sistema instituindo uma organização em redes de atenção à saúde.
25º Congresso Fehosp