Hospital da zona leste de SP inaugura centro de parto normal
14/03/2016
O Hospital Santo Antônio, localizado na Penha (zona leste de SP), inaugurou nesta quinta (10) um centro de parto normal. Com quatro quartos, o novo centro atenderá as gestantes pelo SUS (Sistema Único de Saúde).
Para inaugurar esse setor, a Beneficência Portuguesa de São Paulo, que administra o Santo Antônio, investiu R$ 1 milhão por meio de uma parceria.
O setor de parto normal conta com banheiras em dois dos quartos, espaldar para alongamento, bolas suíças e iluminação indireta.
Segundo Kátia Kosorus, coordenadora da maternidade, o índice de parto normal já é elevado dentro do hospital. Dos cerca de 350 partos realizados mensalmente, de 70% a 75% são normais.
Kátia diz que a maternidade não usa mecanismos de indução do parto. Para isso, a internação só acontece quando a grávida está na fase ativa do trabalho de parto.
Dá para reservar uma sala para fazer parto normal lá? Não, o hospital trabalha com pacientes referenciados da Prefeitura de São Paulo. O hospital já recebe grávidas de 26 UBS (Unidades Básicas de Saúde) para acompanhamento da gestação a partir da 36ª semana.
Mas se você chegar lá na porta em trabalho de parto será atendida? Kátia diz que sim, pois a maternidade trabalha com ‘as portas abertas’. “Recebemos pacientes de regiões bem distantes. Tem gente de Interlagos que vem nos procurar.”
No entanto, se a maternidade estiver lotada, a paciente pode ser transferida para outro local. “Devido à alta demanda, é comum termos superlotação”, diz Arnaldo.
Segundo ele, a inauguração do novo centro ampliará a capacidade de realizações de parto da maternidade. A expectativa é que o hospital possa realizar até 420 partos com a nova estrutura.
Jornal Folha de São Paulo