Fone: (11) 3242-8111 Fax: (11) 3112-0554 | Endereço: Rua Libero Badaró, 158 – 6º andar – São Paulo – SP

Fundação IDI utiliza conceito “fellow por um dia” para dinamizar didática em cursos em ultrassonografia
06/04/2016

06/04/2016

O principal diferencial da grade de cursos de aperfeiçoamento em ultrassonografia ministrados pelo corpo docente da FIDI, Fundação Instituto de Pesquisa e Estudo de Diagnóstico por Imagem, é o conceito ‘fellow por um dia’. Nesse modelo, o aluno tem a oportunidade de acompanhar o professor especialista demonstrando uma determinada técnica, além de participar das etapas de construção dos laudos. Trata-se de um conceito inovador que estimula a transferência de conhecimento.

“É uma das melhores maneiras de aprendizado, pois tudo acontece no ambiente do centro de diagnósticos da FIDI, sem simulação e com atendimento de pacientes que estão na fila do SUS. Sempre acompanhado por um especialista o aluno vive o ambiente real que irá encontrar em sua rotina diária de trabalho”, comenta o Dr. Harley De Nicola, gerente médico da FIDI e coordenador dos cursos.

Durante as aulas, eventualmente e a critério do professor, o aluno também poderá realizar alguns exames. Outra prática abordada é a redação do laudo patológico, muito importante em todo o processo, pois auxiliará o médico que receberá o laudo na unidade de saúde a interpretar o exame.

“Vale ressaltar que nas aulas aplicamos os conceitos de atendimento humanizado e diferenciado que são referências da FIDI nas unidades de saúde em que atua. Dessa maneira o aluno tem condições de disseminar posteriormente esses conceitos, promovendo atendimentos de excelência com a chancela da FIDI”, ressalta Dr. Harley.

Grade de cursos

Até o mês de novembro serão 26 cursos em várias especialidades com destaque para endometriose (preparo intestinal no diagnóstico da endometriose), fetal (ultrassom obstétrico de rotina e pronto socorro) e elastografia hepática, novo método que pode substituir a biopsia, tamanha sua eficácia.

Os cursos tem duração de um dia (dois períodos) e cada turma será formada por quatro alunos, exceto nos cursos de elastografia hepática, endometriose e fetal, com participação de dez alunos. Nos dois últimos a duração será de dois dias. Para saber mais sobre a grade completa acesse (www.fidi.org.br).


Portal Hospitais Brasil