Fone: (11) 3242-8111 Fax: (11) 3112-0554 | Endereço: Rua Libero Badaró, 158 – 6º andar – São Paulo – SP

Santa Casa de Juiz de Fora implanta solução de suporte técnico e teórico
07/04/2016

A Santa Casa de Juiz de Fora, cidade mineira, é uma instituição de grande porte, que além de prestar assistência médica de alta complexidade, também dedica-se ao ensino. Mantém em seu corpo clínico cerca de 750 médicos cadastrados e 40 residentes. A instituição filantrópica tem aproximadamente 500 leitos de diversas especialidades, abrangência macro regional em tempos de processo de acreditação hospitalar e recente caracterização formal como hospital de ensino MEC – Msaúde. Levando em consideração todos esses aspectos, surgiu a necessidade de adquirir uma solução que contribuísse com a adequação da instituição à medicina contemporânea e suas exigências.

O Dr. Sergio Pontes, cardiologista e coordenador do programa de residência de clínica médica da Santa Casa de Juiz de Fora, conta que a ferramenta UpToDate foi adquirida visando, principalmente, fornecer suporte teórico para a concepção e atualização dos protocolos clínicos da instituição. Como, por exemplo, a residência médica, que a utiliza em atividades de estudos teóricos, condutas de prática em urgência e emergência com auxílio aos plantonistas e fonte de embasamento científico para criação de protocolos clínicos institucionais. “O sistema é intuitivo, baseado em tópicos e guiado a partir de critérios de buscas, que podem ser acessados em português. Os usuários precisam somente ter a habilidade de selecionar bons critérios de busca para sua dúvida clínica para facilitar o encontro da sua resposta”, explica Dr. Pontes. O presidente do Hospital, Dr. Renato Villela Loures, está otimista: “Somos Hospital de Ensino, certificados pela ISO 9001 e acreditados pela ONA. o acesso ao UpToDate possibilita que cresçamos ainda mais, embasados em conhecimento atualizado e atendimento de qualidade”.

Um exemplo prático deu-se por ocasião de um diagnóstico de Calcífila, doença muito rara e de difícil identificação. O UptoDate ajudou na pesquisa teórica da síndrome, das formas como investigar, das relações com outras doenças, ou seja, ajudou a elucidar o caso ao orientar a solicitação dos exames corretos para chegar a um diagnóstico definitivo. 

O Hospital realiza sessões semanais de estudo de casos mais raros e a solução é utilizada para apoiar estes encontros. Também tem beneficiado sobremaneira a rotina dos residentes, quando estes fazem plantões e atendem pacientes graves. A ferramenta configura uma fonte de referência para pesquisa rápida: de algoritmos, de protocolos, de síndromes emergenciais, prescrições de medicamentos, posologia de medicamentos, diluições, entre outras. O que, de acordo com Pontes, é feito de forma bem rápida. Outra possibilidade é encontrar informações teóricas, ensaios clínicos, apresentação de casos e discussão de casos clínicos já registrados.

A solução  UptoDate é desenvolvida pela Wolters Kluwer, fornecedora de informações para profissionais e estudantes da área da saúde, e está instalada em todos os computadores do hospital. O sistema pode ser utilizado, inclusive, em dispositivos móveis, como iPhone ou Android, à beira do leito, no consultório ou em casa, o que ajuda ainda as instituições a avançarem com as estratégias relacionadas à tecnologia de saúde móvel. Com essa ferramenta é possível padronizar condutas que são hoje mais atuais. A maior vantagem é a de trazer evidências científicas atualizadas, de fácil acesso.


Revista Panorama Hospitalar