Fone: (11) 3242-8111 Fax: (11) 3112-0554 | Endereço: Rua Libero Badaró, 158 – 6º andar – São Paulo – SP

SANTA CASA DE OURINHOS DESENVOLVE AÇÕES PARA PREVENÇÃO DA INFECÇÃO HOSPITALAR E OS RESULTADOS SÃO POSITIVOS
10/10/2019

Para prevenir a infecção hospitalar, as principais recomendações envolvem hábitos e cuidados dos pacientes e dos profissionais de saúde, além dos protocolos internos dos serviços de saúde.

Na Santa Casa de Ourinhos, o Serviço de Controle de Infecção Hospitalar em conjunto com o Departamento de Educação Continuada em Serviços e o Núcleo de Segurança do Paciente desenvolvem ações diariamente de qualificação do cuidado e cultura de que a segurança do paciente é responsabilidade de todos.

Isso reflete nos índices satisfatórios apresentados nos últimos meses. O objetivo do programa é prevenir as infecções e dar segurança aos pacientes, além de garantir que todos estejam bem informados sobre os cuidados a serem tomados.

São realizados treinamentos constantes com os profissionais. É grande a responsabilidade que deve-se desenvolver em cada ação que for realizada ao prestar o cuidado para todos que procuram o atendimento na Santa Casa.

A primeira ação é a cultura dos 5 momentos de Higiene das mãos sendo eles: antes do contato com o paciente; antes da realização de procedimento asséptico; após riscos de exposição a fluidos corporais; após contato com o paciente; após contato com as superfícies e objetos próximos ao paciente

O serviço de Controle de Infecção Hospitalar monitora através de contato telefônico a qualidade de atendimento dos pacientes que passaram por procedimento cirúrgico na Santa Casa, entre estes a cesarianas, o retorno que temos são elogios de um atendimento seguro, humano e resolutivo na assistência prestada.

Infecções-hospitalares

A maior parte das infecções hospitalares é provocada por micro-organismos presentes no próprio paciente. Em geral, são micro-organismos que já vivem no nosso corpo ou no meio ambiente e se aproveitam quando o sistema de defesa do paciente está mais frágil.

Pacientes e acompanhantes de pessoas internadas ou em ambulatórios também podem ajudar na prevenção das infecções com medidas adequadas e lembrando algumas informações para ajudar os profissionais de saúde durante o atendimento.

O Programa Nacional de Segurança do Paciente (PNSP) do Ministério da Saúde, criado para contribuir para a qualificação do cuidado em saúde em todos os estabelecimentos de saúde do território nacional, é um dos seis atributos da qualidade do cuidado e tem adquirido grande importância para os pacientes, famílias, gestores e profissionais de saúde, com a finalidade de oferecer uma assistência segura.

Crédito: Trilhos Comunicação e Marketing