ALIMENTAÇÃO BENEFICIA RECUPERAÇÃO DE PACIENTES COM DENGUE
31/01/2020
Você sabia que a alimentação pode ser aliada na recuperação da dengue? A nutricionista dos Consultórios Próprios do Padre Albino Saúde, Camille Delacorti Mascaro da Silva, aponta que alimentação direcionada pode aliviar os sintomas causados pela doença, evitando as quedas de pressão, a desidratação, entre outros.
Segundo a nutricionista, a dieta do paciente com dengue deve ser sempre leve e de fácil digestão e absorção, podendo ser composta de sopas e sucos naturais; frutas, hortaliças variadas e carnes magras aumentam a resistência imunológica. “Buscar uma alimentação rica em ferro com cortes magros, como lagarto, coxão duro, coxão mole patinho e filé mignon, e aumentar o consumo de alimentos ricos em vitamina C, como acerola, laranja e limão, pois estes alimentos aumentam a absorção do ferro, caso o doente esteja com anemia”, ressaltou Camille.
A falta de apetite é comum entre os pacientes com dengue e fracionar a dieta é uma boa opção, fazendo a ingestão de pequenas quantidades a cada duas ou três horas, além de fazer a hidratação por meio da ingestão de líquidos, ao longo de todo o dia. “A hidratação é extremamente fundamental. Recomenda-se beber muita água, mas também é possível hidratar-se com chás, sucos naturais e água de coco. É bom lembrar que caso o doente não consiga ingerir líquidos por conta de náuseas e vômitos, deve buscar o serviço de saúde para hidratação venosa”, orienta a nutricionista do Padre Albino Saúde.
Crédito: Marketing e Comunicação Fundação Padre Albino