SANTA CASA FERNANDÓPOLIS REALIZA CAPTAÇÃO DE ÓRGÃOS PARA DOAÇÃO
29/04/2020
Um gesto de amor ao próximo e solidariedade foi intermediado pelos profissionais da Santa Casa Fernandópolis neste final de semana, com a realização de uma captação de múltiplos órgãos para transplante. O procedimento realizado na madrugada do último domingo, dia 26, durou 2h30 e contou com profissionais do Hospital de Base de São José do Rio Preto.
Foram captadas as córneas, rins e o fígado de um homem de 55 anos. O processo envolveu a atuação de profissionais de diversas especialidades e de diversos setores, como os membros da Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes (CIHDOTT), da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e do Centro Cirúrgico.
A morte encefálica do paciente foi constatada após a execução de um rigoroso protocolo, que prevê a realização de exames clínicos e complementares para confirmar se há ou não atividades cerebrais no paciente. Somente após esse processo, e com autorização da família, é que as equipes de captação puderam atuar.
COMO SER DOADOR?
No Brasil, para ser doador de órgãos e tecidos, não é necessário deixar nada por escrito; basta avisar sua família, dizendo: “Quero ser doador de órgãos”. A doação de órgãos e tecidos só acontece após a autorização familiar documentada. Quando a pessoa não avisa, a família fica em dúvida. Para tirar dúvidas sobre o processo de doação ou assumir publicamente seu desejo de ser um doador, basta acessar o site www.abto.org.br, da Associação Brasileira de Transplantes de Órgãos.
IMAGENS: capt_orgaos – Equipe responsável pela captação de órgãos: enfermeiras Gabriela Duran (à esquerda) e Camila Ferreira (à direita), da Santa Casa e o enfermeiro James Luz (centro), da Organização de Procura de Órgãos.
Crédito: Comunicação Santa Casa de Fernandópolis