Fone: (11) 3242-8111 Fax: (11) 3112-0554 | Endereço: Rua Libero Badaró, 158 – 6º andar – São Paulo – SP

No próximo dia 13/7, Santas Casas e hospitais filantrópicos do país realizam mais uma etapa do Movimento Nacional
06/07/2015

O Movimento Nacional ‘Acesso à saúde – Meu direito é um dever do Governo’ continua no próximo dia 13/7, às 14h, com o Dia D Estadual da Saúde.  Nesta data, cada estado do país reunirá as Santas Casas e hospitais filantrópicos do território em um auditório para protestarem em favor da saúde pública do Brasil.

 

Na ocasião, gestores das entidades, população, profissionais da saúde e autoridades irão se reunir para apresentação da situação financeira das Santas Casas e hospitais filantrópicos. “Em São Paulo, 69 instituições precisaram de intervenção municipal, para 31 delas a ajuda não foi suficiente e elas foram fechadas”, afirma Edson Rogatti da Fehosp (Federação das Santas Casas e Hospitais Beneficentes do Estado de São Paulo).

 

A tabela SUS está bastante defasada. Por exemplo, um hospital filantrópico que realiza em um paciente um exame de colonoscopia, recebe R$112,66 do SUS, enquanto que os planos de saúde suplementar pagam R$391, em média. “Além disso, nossas unidades têm um teto aprovado pelo Governo Federal para atender. Se o contrato autoriza 5 colonoscopias por mês, o exame realizado num sexto paciente pode não ser pago pelo SUS, aumentando ainda mais os custos dos hospitais”, explica Rogatti.

 

O Movimento Nacional tem como principal missão divulgar a realidade das instituições e promover a mobilização em torno do tema. No último dia 29/06, aconteceu o Dia D Municipal da Saúde no qual os municípios de todo o Brasil fizeram um ato em prol da saúde pública. Os funcionários e colaboradores da Santa Casa de Presidente Prudente, por exemplo, saíram em frente ao prédio com faixas e cartazes do Movimento. 

 

No Dia D da Saúde Estadual não haverá paralisação, somente serão apresentados a situação das instituições para a população e para a autoridades estaduais. No dia 4/08, o movimento segue para Brasília e será realizado o Dia D da Saúde.

 

Informações: O encontro das entidades será no Auditório Paulo Kobayashi do Palácio 9 de Julho, localizado na Av. Pedro Álvares Cabral, 201 – Andar Monumental, São Paulo – SP.