Fone: (11) 3242-8111 Fax: (11) 3112-0554 | Endereço: Rua Libero Badaró, 158 – 6º andar – São Paulo – SP

Saúde filantrópica mobiliza lideranças em Congresso com foco em gestão e sustentabilidade
30/04/2026

Organizado pela Federação das Santas Casas e Hospitais Beneficentes do Estado de São Paulo (Fehosp), 35ª edição do evento reuniu 1.100 participantes em Campinas, com pautas como a Tabela SUS Paulista e o programa Agora Tem Especialistas

Entre os dias 28 e 30 de abril, Campinas sediou o 35º Congresso Fehosp, organizado pela Federação das Santas Casas e Hospitais Beneficentes do Estado de São Paulo, um dos principais encontros do setor filantrópico de saúde no Brasil. O evento reuniu 1.100 inscritos de diversas regiões do país, consolidando-se como espaço estratégico para discussão dos desafios e oportunidades das instituições filantrópicas, responsáveis por mais da metade dos atendimentos no SUS (Sistema Único de Saúde).

Com o tema “Transformação em Saúde: Valor que começa com a pessoa”, gestores hospitalares, dirigentes, profissionais de saúde, autoridades públicas e especialistas debateram temas centrais para o fortalecimento da assistência.

“O Congresso reafirma a força de um setor que é indispensável para o Brasil. As Santas Casas e os hospitais filantrópicos não apenas complementam o sistema de saúde, eles são protagonistas, especialmente para milhões de brasileiros que dependem do atendimento público”, ressaltou o diretor-presidente da Fehosp, Edson Rogatti.

Um dos espaços de destaque do evento foram as salas de atendimento, onde representantes do Ministério da Saúde e da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo estiveram à disposição dos participantes para esclarecimentos sobre pautas prioritárias para as instituições, como o programa Agora Tem Especialistas, emendas parlamentares e a Tabela SUS Paulista.

Na cerimônia de abertura, com a presença do secretário estadual da Saúde, Eleuses Paiva, ele destacou os avanços promovidos pela política estadual de remuneração complementar. “Na parte de cirurgia eletiva, o estado de São Paulo, no maior pico dos últimos dez anos, realizou cerca de 720 mil cirurgias. No ano passado, realizamos mais de 1,3 milhão de cirurgias eletivas. Para este ano, devemos chegar a aproximadamente 1,5 milhão”, afirmou.

Segundo o secretário, a Tabela SUS Paulista teve papel decisivo nesse crescimento. “A Tabela Paulista serviu, sem dúvida nenhuma, para aumentarmos a oferta de serviços. Pagando adequadamente, a oferta de serviços da rede filantrópica aumentou muito.”

Paiva também antecipou possíveis mudanças para o próximo ano. “Provavelmente, vem novidade na Tabela SUS Paulista para o próximo ano. Vou deixar para o governador anunciar, mas vamos fazer algumas modificações, apostando não só em uma maior oferta, mas também na qualidade, que é extremamente importante.”

Em reconhecimento ao trabalho das instituições presentes, o secretário ressaltou o papel dos profissionais e gestores. “Quem faz a saúde não é a Secretaria, são os gestores, médicos, profissionais que estão na linha de frente. Nós apenas criamos as condições para que eles possam realizar esse trabalho. Eles mostram, todos os dias, que é possível, com gestão, compromisso e responsabilidade, transformar a saúde pública.”

As apresentações ao longo dos três dias de evento tiveram nomes de referência na área da saúde, como Gonzalo Vecina Neto, um dos idealizadores do SUS e fundador e ex-presidente da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), e Ana Estela Haddad, secretária de Informação e Saúde Digital do Ministério da Saúde.

Durante sua participação, Ana Estela anunciou a divulgação do resultado do edital do Laboratório Inova SUS Digital, iniciativa que tem como objetivo mapear propostas do ecossistema de inovação em saúde capazes de contribuir com pesquisa, desenvolvimento e inovação tecnológica, apoiando desafios prioritários do SUS. “É um espaço onde a gente coloca a agenda do SUS para o tema da inovação. Nós tivemos 383 propostas selecionadas e que vão agora se desenvolver no aspecto da inovação e da transformação digital do SUS”, destacou.

A programação do 35º Congresso Fehosp contou ainda com os tradicionais fóruns temáticos, abrangendo dez áreas estratégicas, entre elas Oncologia, Inovação e Tecnologia, Jurídico e Gestão com Pessoas. Como novidade nesta edição, o evento inaugurou o Fórum de Enfermagem, ampliando o escopo de debates e reconhecendo o papel fundamental da categoria na assistência e gestão hospitalar.

Ao encerrar o evento, o diretor-presidente da Fehosp reforçou que, embora os desafios permaneçam, o setor segue mobilizado para avançar. “Os desafios – o financiamento, a sustentabilidade, gestão, inovação – continuam, claro, mas a nossa capacidade de articulação e compromisso é ainda maior.”

 

Sobre a Fehosp (Federação das Santas Casas e Hospitais Beneficentes do Estado de São Paulo)

 

Há 66 anos, a Federação das Santas Casas e Hospitais Beneficentes do Estado de São Paulo (Fehosp) trabalha intensamente pela melhoria, profissionalização e modernização da rede hospitalar paulista, buscando excelência no atendimento à saúde da população.

 

A Federação promove para as entidades beneficentes uma constante busca por recursos, atualização junto aos temas mais pertinentes relacionados à saúde e atuação intensa junto aos governos estadual e federal, agindo sempre em defesa dos interesses da classe hospitalar, sendo a voz das entidades filantrópicas junto aos vários segmentos da sociedade.

 

Cerimônia de abertura

Congresso

Congresso

Edson Rogatti

Eleuses Paiva

Gonzalo Vecina

Ana Estela Haddad

 

Assessoria de Imprensa – Predicado Comunicação 

Vanessa de Oliveira – vanessa@predicado.com.br (11) 97529-0140(WhatsApp) 

Carolina Fagnani – carolina@predicado.com.br (11) 99144-5585 (WhatsApp) 

Victor Oliveira – victor@predicado.com.br (11) 94470-6660 (WhatsApp) 

Raquel Pantaleão – raquel@predicado.com.br (11) 91112-6611 (WhatsApp)