Santa Casa de Votuporanga completa 4 anos de Captação de Órgãos.
14/02/2016
O Hospital vem trabalhando com a ação de Captações de Órgãos desde o dia 14 de fevereiro de 2012, junto a CIHT (Comissão Intra Hospitalar de Transplante), responsável pelo serviço na Santa Casa de Votuporanga. No ano passado, foram realizadas 59 captações de córneas e 1 de múltiplos órgãos (rins, fígado e córneas). Em 2016, até o momento, foram realizadas 7 doações, e nesses 4 anos de serviço, o Hospital conquistou a segunda posição, como a Instituição que mais realizou captações na região de São José do Rio Preto.
A responsável pela CIHT, a enfermeira, Kelly Almeida, destaca o trabalho que o Hospital tem feito para conseguir as captações, “criamos formas de reconhecimento e incentivo para efetivar a atuação dos membros da CIHT e desenvolvemos ações educativas para despertar a cultura da doação no contexto da Instituição e da comunidade. Essa conscientização salva vidas.”
O provedor da Santa Casa, Luiz Fernando Góes Liévana, parabeniza o comprometimento da CIHT, “a Comissão vem realizando um trabalho de abordagem fundamental para esse processo de captação. É uma tarefa árdua e que apresenta um gesto nobre de amor ao próximo. Aproveito para agradecer também as famílias dos doadores, mesmo em um momento de dor pensaram no próximo. O sim desses familiares deram uma nova chance para os pacientes que precisavam de transplantes.”
A Santa Casa está vinculada ao Hospital de Base de São José do Rio Preto, por meio da Equipe da OPO-SJRP (Organização de Procura de Órgãos do Hospital de Base) que promove a ligação com a rede Nacional de Transplantes.
Crédito: Assessoria de Imprensa - Santa Casa de Votuporanga