Fone: (11) 3242-8111 Fax: (11) 3112-0554 | Endereço: Rua Libero Badaró, 158 – 6º andar – São Paulo – SP

Encontro entre os farmacêuticos da cidade e região
03/02/2017

Encontro entre os farmacêuticos da cidade e região

Os hospitais “Emílio Carlos” e “Padre Albino”, mantidos pela Fundação Padre Albino, realizaram em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Catanduva um encontro com o tema “Atuação Clínica do Farmacêutico”, no dia primeiro de fevereiro, a partir das 18h45, no Anfiteatro Padre Albino, localizado à rua Treze de Maio, 1064, no Centro, em Catanduva SP.

O gerente de serviços de saúde do Hospital Emílio Carlos, Benedito Carlos Rodrigues e o administrador hospitalar, Rogério Bartkervicius - realizaram a abertura do evento. Na ocasião, o Presidente do Conselho Regional de Farmácia – CRF do Estado de São Paulo, Dr. Pedro Eduardo Menegasso e o Vice-Diretor da Seccional do CRF de São José do Rio Preto e Secretário da Saúde do município de Catanduva, Dr. Ronaldo Carlos Gonçalves Júnior cumprimentaram os presentes.

Benedito evidenciou a importância do farmacêutico para a instituição e informou que há a intenção em sediar outros eventos relacionados à área, uma vez que a integração entre os profissionais é necessária para a prestação de serviços à comunidade.

Rogério ressaltou a satisfação em relação à adesão ao encontro e colocou a instituição que tem o ensino e a saúde como vocação à disposição dos participantes.

De acordo com o farmacêutico do Hospital Emílio Carlos, Belmiro Morgado Junior, o objetivo do evento foi reunir os profissionais e estudantes da cidade e região para debater a importância da farmácia clínica.

A palestra “Atuação clínica como perspectiva para a valorização do profissional farmacêutico” com o Dr. José Vanilton de Almeida integrou a programação. 

Para Vanilton, iniciativas como a da Fundação Padre Albino e dos seus parceiros permitem o compartilhamento de informações que é fundamental para a prática da clínica. “É preciso que o farmacêutico exerça a sua profissão com amor e preste a assistência necessária para que o paciente possa obter mais benefícios”, afirma o farmacêutico.

Além da atualização teórica, o evento propôs uma mesa redonda com o Dr. Pedro Eduardo Menegasso, Dr. Ronaldo Carlos Gonçalves Júnior, Dr. José Vanilton de Almeida, Dra. Rosana de Gasperi Pagliuso (farmacêutica, professora e coordenadora do curso de pós-graduação em farmacologia clínica da Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto – FAMERP) e Belmiro Morgado Junior (farmacêutico do Hospital Emílio Carlos) para o debate de temas atuais ligados à área.

Em comemoração ao Dia do Farmacêutico, celebrado no dia 20 de janeiro, a comissão organizadora homenageou o profissional catanduvense, Marco Antonio Broglia, formado, em 1971, na Unesp de Araraquara e pós-graduado pela Unaerp em Administração Hospitalar, em 1979. O farmacêutico atuou durante 22 anos no hospital psiquiátrico Mahatma Gandhi, sendo voluntário por cerca de dez anos. Além disso, Marco foi responsável técnico em Santa Fé do Sul e Catanduva, cidade última onde também foi proprietário de uma farmácia, no centro.

O evento contou com o apoio do CRF SP e Ministério da Saúde. Os inscritos puderam participar de um coquetel oferecido pela Secretaria Municipal de Saúde de Catanduva e pelas empresas Soquímica, Rede Central e Seguralta Seguros. A ambientação dos espaços foi cedida pela Focolare Decorações.

Crédito: Comunicação - Hospitais da Fundação Padre A