Fone: (11) 3242-8111 Fax: (11) 3112-0554 | Endereço: Rua Libero Badaró, 158 - 6º andar - São Paulo - SP

Ortopedista da Santa Casa de Ourinhos alerta sobre os problemas que o excesso de peso das mochilas escolares pode causar
01/02/2018

Médico Ortopedista da Santa Casa de Ourinhos fala sobre os problemas que o excesso de peso das mochilas escolares pode causar nas crianças

As férias acabaram e as crianças já se preparam para a volta às aulas. Um dos itens que os pais devem prestar mais atenção é a mochila e não é por causa do modelos ultramodernos disponíveis no mercado, mas sim pelo peso e os problemas que pode acarretar com a saúde dos pequenos estudantes.

Dr. Luis Gustavo Batalini, médico ortopedista especialista em cirurgia do ombro e cotovelo da Santa Casa de Ourinhos, destaca que o ideal é o peso das mochilas ficarem entre 10 e 15% do peso da criança. “Esse valor não pode ser ultrapassado. Por exemplo, uma criança que pesa 30 quilos deve usar uma mochila com peso de 3 a 4 quilos”.

O médico também dá dicas de como devem ser as mochilas. “Sempre dar preferência para as de duas alças, assim o peso fica melhor distribuído no corpo. Ainda em relação às alças, devem ser almofadadas e ajustáveis à altura da criança, evitando as lesões na região do ombro”.

Quando o peso for inevitável, a mochila de rodinhas pode ser uma solução, contudo também requer cuidados na utilização. “As mochilas de rodinhas ajudam muito na questão do excesso de peso, porém não é aconselhável que a criança a carregue nas mãos quando, por exemplo, for subir ou descer escadas. Nessas situações, um adulto deve ajudar”, aconselhou.

Dr. Luis Gustavo ressaltou que a altura da mochila não pode ficar

abaixo da linha dos glúteos. “Hoje observamos que o excesso de peso e postura inadequada podem acelerar o desgaste de algumas estruturas da coluna vertebral, entre elas o disco, que com o passar dos anos pode desidratar, perder liquido e se transformar em uma doença mais grave, como, por exemplo, as hérnias de disco”, finalizou.

Crédito: Agência Trilhos